Dicas para dirigir na chuva

18 out 2013                   1 Comentário

Dicas para dirigir na chuva

Imagem: Reprodução/Internet


Época de verão é sempre assim: todo fim de tarde é chuva. Nestas horas, a atenção às estradas será redobrada. Diversos fatores influenciam na dificuldade de dirigir na chuva; baixa visibilidade, baixa aderência dos pneus e o aumento do espaçamento na frenagem. Além disso, como a pista fica com excesso de água e mais escorregadia, isso pode causar a aquaplanagem, que é quando o carro desliza sobre a camada de água. Este fenômeno é um dos maiores causadores de acidentes no trânsito. “Quando o motorista insiste em ficar com pneus carecas eles perdem a capacidade de expulsar a água que acumula na pista e a tração das rodas fica reduzida” – comenta Danilo Vasconcelos, especialista em automobilismo e sócio da Dinamicar Pneus.

Evite dirigir sob forte chuva, mas se for inevitável, siga as nossas dicas:

  • Velocidade: Direção defensiva em uma velocidade segura é o ideal, caso apareça algo na pista você terá tempo suficiente para desviar. A velocidade também é um fator importante: dirija com velocidade igual ou inferior ao limite da pista, especialmente, se o seu carro não for “zero”.
  • Visibilidade: Antes de sair de casa, é importante verificar uma série de itens. O seu para-brisas está funcionando corretamente? Nas estações mais secas, os raios ultravioletas ressecam a borracha e diminuem a eficácia do equipamento. Algumas atitudes podem prevenir esta situação como: realizar o serviço de cristalização do para-brisas, realizar uma limpeza periódica com um pano úmido nas palhetas (dianteiras e traseiras) e também acrescentar ao reservatório de água um aditivo limpador.
  • Distância: Essa dica na verdade vale tanto para dias secos como chuvosos: mantenha distância do carro à sua frente. A qualquer momento pode acontecer um acidente e em dias de chuva, é essencial que se mantenha uma distância de três ou quatro segundos do automóvel que está na sua dianteira.
  • Faróis e luz: Mesmo que esteja durante o dia, não deixe de acender as luzes do carro (dianteiras e traseiras), pois elas melhoram a visibilidade do seu veículo na estrada. A menos que seja uma situação de neblina, não use o farol alto, pois eles atrapalham os outros condutores e isso pode causar acidentes.
  • Distrações: Se afaste das distrações, desligue o celular e segure firme no volante. São chamadas, whats app ou até mesmo a conversa que pode estar rolando no veículo. Peça para que as pessoas ao seu redor façam silêncio, pois a vida delas depende da sua atenção à estrada.
  • Ar-condicionado: Você sabia que o ar-condicionado ajuda a desembaçar o para-brisas e ainda, absorve a umidade interna da cabine? Quem não possui este equipamento, pode ligar o ventilador ou deixar os vidros com uma pequena abertura. O importante é não deixar que a sua visão seja dificultada.
  • Chuvinha fraca: Esqueça o mito de que garoa é tranquila. A tal da chuvinha fina também pode causar deslizamentos do carro, a já mencionada aquaplanagem, por isso, mantenha a velocidade baixa.
  • Para sua proteção: Em época de primavera e verão as chuvas de graniso também são um tanto frequentes. Por isso, proteja-se em postos de gasolina ou embaixo de viadutos, mas nunca em árvores, que atraem raios. Evite os lugares da sua cidade que costumam ficar alagados. O excesso de água pode esconder uma série de obstáculos que podem danificar o seu motor.

Curtiu as dicas? Conta pra gente!

Uma resposta para “Dicas para dirigir na chuva”

  1. MARIO disse:

    Olá,
    Gostei muito das dicas, e são muito importantes para se manter uma condição segura
    sou grato.

Deixe uma resposta

LEIA MAIS

Gol GTi Quadrado

Gol GTI: uma lenda!

Se você que nos lê, tem mais de 40 anos, provavelmente já viu muitos carros saindo de linha. Alguns que estão ainda no mercado apenas marcam território,.

Amortecedor de carro

Amortecedor: qual o ideal

Seu carro já está meio molenga quando passa uma imperfeição, e você observa não ter o mesmo desempenho em frenagens ou curvas? Isso é um sinal de.

bateria de carro

Bateria tem a vida útil m

A bateria automotiva reflete bastante o estilo do motorista. Seu tempo médio de vida é de dois anos, mas a verdade é que isso pode ser diminuído.