Dicas para dirigir na chuva

18 out 2013
1 Comentário

Dicas para dirigir na chuva

Imagem: Reprodução/Internet


Época de verão é sempre assim: todo fim de tarde é chuva. Nestas horas, a atenção às estradas será redobrada. Diversos fatores influenciam na dificuldade de dirigir na chuva; baixa visibilidade, baixa aderência dos pneus e o aumento do espaçamento na frenagem. Além disso, como a pista fica com excesso de água e mais escorregadia, isso pode causar a aquaplanagem, que é quando o carro desliza sobre a camada de água. Este fenômeno é um dos maiores causadores de acidentes no trânsito. “Quando o motorista insiste em ficar com pneus carecas eles perdem a capacidade de expulsar a água que acumula na pista e a tração das rodas fica reduzida” – comenta Danilo Vasconcelos, especialista em automobilismo e sócio da Dinamicar Pneus.

Evite dirigir sob forte chuva, mas se for inevitável, siga as nossas dicas:

  • Velocidade: Direção defensiva em uma velocidade segura é o ideal, caso apareça algo na pista você terá tempo suficiente para desviar. A velocidade também é um fator importante: dirija com velocidade igual ou inferior ao limite da pista, especialmente, se o seu carro não for “zero”.
  • Visibilidade: Antes de sair de casa, é importante verificar uma série de itens. O seu para-brisas está funcionando corretamente? Nas estações mais secas, os raios ultravioletas ressecam a borracha e diminuem a eficácia do equipamento. Algumas atitudes podem prevenir esta situação como: realizar o serviço de cristalização do para-brisas, realizar uma limpeza periódica com um pano úmido nas palhetas (dianteiras e traseiras) e também acrescentar ao reservatório de água um aditivo limpador.
  • Distância: Essa dica na verdade vale tanto para dias secos como chuvosos: mantenha distância do carro à sua frente. A qualquer momento pode acontecer um acidente e em dias de chuva, é essencial que se mantenha uma distância de três ou quatro segundos do automóvel que está na sua dianteira.
  • Faróis e luz: Mesmo que esteja durante o dia, não deixe de acender as luzes do carro (dianteiras e traseiras), pois elas melhoram a visibilidade do seu veículo na estrada. A menos que seja uma situação de neblina, não use o farol alto, pois eles atrapalham os outros condutores e isso pode causar acidentes.
  • Distrações: Se afaste das distrações, desligue o celular e segure firme no volante. São chamadas, whats app ou até mesmo a conversa que pode estar rolando no veículo. Peça para que as pessoas ao seu redor façam silêncio, pois a vida delas depende da sua atenção à estrada.
  • Ar-condicionado: Você sabia que o ar-condicionado ajuda a desembaçar o para-brisas e ainda, absorve a umidade interna da cabine? Quem não possui este equipamento, pode ligar o ventilador ou deixar os vidros com uma pequena abertura. O importante é não deixar que a sua visão seja dificultada.
  • Chuvinha fraca: Esqueça o mito de que garoa é tranquila. A tal da chuvinha fina também pode causar deslizamentos do carro, a já mencionada aquaplanagem, por isso, mantenha a velocidade baixa.
  • Para sua proteção: Em época de primavera e verão as chuvas de graniso também são um tanto frequentes. Por isso, proteja-se em postos de gasolina ou embaixo de viadutos, mas nunca em árvores, que atraem raios. Evite os lugares da sua cidade que costumam ficar alagados. O excesso de água pode esconder uma série de obstáculos que podem danificar o seu motor.

Curtiu as dicas? Conta pra gente!

Interessado em nossos produtos ou serviços? Ligue para a DINAMICAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GOSTOU DO CONTEÚDO E DOS PREÇOS? RECEBA COM EXCLUSIVIDADE NOSSAS PROMOÇÕES

Não derrape. Não eviamos spam :)

AINDA NÃO CONHECE AS NOSSAS LOJAS?

encontre a mais perto de você

Conheça as nossas
Redes Sociais

Sempre com Promoções
Exclusivas!