A diferença entre injeção eletrônica monoponto e multiponto

07 out 2015                   Comentários desativados em A diferença entre injeção eletrônica monoponto e multiponto Injeção multiponto e monoponto

Muitos se lembram do carburador, antigo sistema de admissão de ar-combustível, onde os processos eram analógicos e que as vezes deixava o motorista na mão. A injeção eletrônica surgiu como uma alternativa tecnológica para racionalizar o uso do combustível, otimizando a quantidade necessária para o uso, sem desperdício e sem perda de eficiência. Dessa maneira, carros com menos potência tem desempenhos muito superiores graças à melhor gestão do combustível admitido. Entretanto, esse sistema não começou totalmente funcional e foi preciso tempo para chegar ao grau de eficácia que tem hoje. Muitos foram os modelos que sofreram até que os sistemas fossem confiáveis como são atualmente.
Dentro dessa realidade, você consegue compreender as diferenças dentro dos sistemas de injeção? No sistema monoponto, é usado apenas um bico injetor e a injeção de combustível é feita dentro do TBI ou corpo de borboleta. Oposta a esse processo, a injeção multiponto é feita por mais de um bico injetor. Haverá bicos injetores de acordo com a quantidade de cilindros que existirem no motor.

Características dos sistemas de injeção

A injeção monoponto, embora eficaz, apresenta desvantagens em relação a sua concorrente. Seu objetivo é gerar de forma homogênea a mistura de ar-combustível dentro da câmara de combustão. Entretanto, há desperdício, já que parte do combustível é condensado no coletor de admissão, fora da câmara de combustão.
O sistema multiponto aproveita de maneira mais eficiente o combustível. Afinal, há um bico injetor dedicado ao cilindro e isso faz com que o uso do equipamento seja otimizado. Sem a necessidade da mistura ser feira antes, a admissão pode ser ampliada com o coletor apresentando maior diâmetro, o que favorece a potência, sem necessidade de recorrer a material resistente ao combustível.
Para qualquer modelo, a revisão de injeção eletrônica é fundamental para que o sistema não apresente falhas.

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