Saiba a diferença entre pneu radial e diagonal

14 mar 2011                   1 Comentário Logo da Dinamicar Pneus

Existem diversos tipos de pneus. Os mais conhecidos são os pneus radiais que têm em sua maioria os cordonéis feitos de aço, e os diagonais (convencionais), onde os cordonéis são geralmente feitos de nylon.

A construção radial leva ao pneu maior rigidez e conseqüentemente maior durabilidade. Suas laterais são mais flexíveis e frágeis para compensar a rigidez da banda de rodagem. São pneus mais propensos a danos laterais e a cortes. São geralmente fabricados para serem usados sem câmara de ar (tubeless).

Já o pneu diagonal ou convencional apresenta a carcaça composta de lonas sobrepostas e cruzadas umas em relação às outras. Os cordonéis que compõem essas lonas são fibras têxteis. Neste tipo de construção, os flancos são solidários à banda de rodagem. Quando o pneu roda, cada flexão dos flancos é transmitida à banda de rodagem, conformando-a ao solo.

Uma resposta para “Saiba a diferença entre pneu radial e diagonal”

  1. adiano disse:

    sait bom para tiramos duvidas diversas.

Deixe uma resposta

LEIA MAIS

carros em dias quentes

No calor, tenha cuidado c

Calor, trânsito e pouca manutenção. É a combinação ideal para um baita problema, caso você não seja um motorista precavido e atencioso com seu carro. Muitos se.

motor-combustão

Por que em dias frios o c

Todo motor a combustão, os mesmos que equipam o seu e todos os carros em linha, funciona com a seguinte premissa. A mistura de ar combustível. Para.

Motor de três cilindros

Carro de três ou quatro c

Quando surgiram, eles desafiavam os mais ortodoxos no mundo do automobilismo. Em um nicho onde mais é mais mesmo, retirar um cilindro soava como algo não muito.