Saiba a diferença entre pneu radial e diagonal

14 mar 2011                   1 Comentário Logo da Dinamicar Pneus

Existem diversos tipos de pneus. Os mais conhecidos são os pneus radiais que têm em sua maioria os cordonéis feitos de aço, e os diagonais (convencionais), onde os cordonéis são geralmente feitos de nylon.

A construção radial leva ao pneu maior rigidez e conseqüentemente maior durabilidade. Suas laterais são mais flexíveis e frágeis para compensar a rigidez da banda de rodagem. São pneus mais propensos a danos laterais e a cortes. São geralmente fabricados para serem usados sem câmara de ar (tubeless).

Já o pneu diagonal ou convencional apresenta a carcaça composta de lonas sobrepostas e cruzadas umas em relação às outras. Os cordonéis que compõem essas lonas são fibras têxteis. Neste tipo de construção, os flancos são solidários à banda de rodagem. Quando o pneu roda, cada flexão dos flancos é transmitida à banda de rodagem, conformando-a ao solo.

Uma resposta para “Saiba a diferença entre pneu radial e diagonal”

  1. adiano disse:

    sait bom para tiramos duvidas diversas.

Deixe uma resposta

LEIA MAIS

rotor do distribuidor

Qual a função do rotor do

O sistema de ignição é responsável pela energia que resultará na queima do combustível. Esse sistema tem diversas peças importantes que são responsáveis por cada etapa. O.

câmbio manual

Como cuidar do seu câmbio

Ele está, dia a dia, sendo esquecido pelas novidades e popularização dos câmbios automáticos e automatizados. Mas o câmbio manual ainda é a maior fatia dos carros.

carro futurista

Conheça as novas tecnolog

A cada ano ao redor do mundo são realizadas feiras automotivas para apresentar as novidades de cada marca e o que oferecerão de melhor para seus clientes.