Diferenças na condução e manutenção do carro manual e do automático

22 abr 2016                   0 Comentário câmbio de automóvel

Para quem já tem um carro automático, os procedimentos para uso são conhecidos de maneira ampla. Entretanto, para quem nunca teve a experiência com esse tipo de equipamento, algumas diferenças se mostram fortes e até limitadoras num primeiro momento. É como tivesse que se reaprender conceitos de direção. Entenda o que muda para você que quer comprar um carro automático.

Pé esquerdo. Esqueça ele!

Uma das principais características do carro automático é a ausência do pedal da embreagem. A peça é quem faz o intermédio entre marchas e motor e no câmbio dessa natureza apresenta controle autônomo.

Marchas diferentes

Ao invés de 1a marcha , 2a, 3a, 4a, 5a e assim por diante, os carros automáticos têm modo de estacionamento, ré e modos comuns, esportivos e outros, dependendo do fabricante. Nesse momento é que você precisa compreender maximamente a diferença. Quando você para o carro ele não faz força para andar, mas ele só ficará realmente parado se você escolher “parking”. Caso contrário, ao aliviar o pedal do freio ele começará a se locomover.

Arrefecimento para câmbio

O radiador, que antes só servia para o seu motor, agora também refrigera a caixa de transmissão do seu carro que esquenta durante o uso. Dessa forma, evitar superaquecimento é, de fato, evitar um problema, aliás, dois. Motor e caixa estarão envolvidos. Portanto, havendo problemas no radiador, lembre-se de informar que o carro é automático.

Cuidado com o óleo da caixa

Relegado a segundo plano em câmbios manuais, o óleo para transmissão automática evita problemas com o equipamento. Não seguir rigorosamente um plano de manutenção pode significar definitivamente a quebra do equipamento.

Gasto de combustível

Numa comparação simples, todo carro, em sua versão automática, gasta mais combustível que o mesmo com câmbio manual. Os valores giram em torno de 15% a mais de gastos. Mantenha sempre a manutenção em dia para que não haja consumo em partes do carro por falta de cuidado.

A Dinamicar Pneus, seu centro automotivo no Rio de Janeiro, está totalmente disponível para suprir as necessidades do seu carro, seja ele manual, seja automático. Nossos profissionais são capacitados para todos os modelos. Peça um orçamento!

Deixe uma resposta

LEIA MAIS

caminhão emitindo fumaça

Confira novidades sobre e

A preocupação com o clima é levada cada dia mais a sério. Aqui no Rio de Janeiro, saiu o segundo inventário com o objetivo de controlar as.

pirelli pzero

Ruído nos pneus? Nunca ma

Andar de carro é cada dia mais confortável, e mesmo com a constante evolução das tecnologias envolvidas, algo que vinha incomodando a indústria eram os ruídos provocados.

Nissan kicks

Nissan Kicks: o que esper

Nesse mercado de SUV que se desenvolve todos os anos no Brasil, a Nissan, que tem tradição em carros de alto padrão de qualidade, está trazendo o.

PopUp Black Friday Dinamicar