Diferenças nos tipos de gasolina

05 abr 2016                   0 Comentário bomba de combustível

Assim que você entra no posto, é possível perceber que existem várias opções de gasolina para escolher. Normalmente as pessoas escolhem a opção mais econômica, porém às vezes o barato sai caro, já que nem sempre o que é bom para seu bolso é bom para seu carro. Primeiro, é importante levar em conta o tipo de gasolina que requer o motor. Por exemplo, um veículo flex tem capacidade de aceitar diversos tipos de combustível. Por outro lado, um motor de Santana, o bom e velho AP, só tolera uma espécie de combustível.

Antes de abastecer pense em alguns outros fatores: qual foi a recomendação do vendedor na hora da compra? A qualidade da gasolina nesse posto de gasolina é confiável? Qual tipo vai ajudar no desempenho do seu carro? A seguir, vamos descrever as diferentes características existentes nos tipos de gasolina do mercado para você saber reconhecer aquela que mais favorece seu veículo e a mais adequada.

Tipos de gasolina

Comum

É aquela que sai direto das refinarias e pode ser encontrada em todos os postos da mesma forma, já que não contém nenhuma substância extra além do enxofre natural na composição de toda gasolina e o 25% de etanol anidro, medida obrigatória estabelecida pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). O índice de octanagem é 87.

Aditivada

Para ser considerada aditivada, a gasolina deve conter agentes detergentes e dispersantes, os quais vão limpar o sistema combustível. Embora tenha o mesmo índice de octanagem, enxofre e etanol obrigatório que a comum, muitas marcas enriquecem a gasolina aditivada colocando substâncias que protegem o motor e reduzem a fricção. Às vezes são adicionados corantes para distingui-la.

Mesmo com esses benefícios, o uso desses aditivos deve ser moderado, já que a sujeira retirada do fundo do tanque é levada até os bicos e pode entupi-los. Fique atento e confira o manual do seu carro para saber se o fabricante recomenda o uso deste tipo de combustível e, caso surjam problemas, faça uma revisão de injeção eletrônica. Na Dinamicar Pneus, temos profissionais capacitados para resolver este tipo de falhas.

Premium

A gasolina premium contém, como a aditivada, agentes detergentes que conservam o motor, porém sua característica principal é maior octanagem, um índice de 91. Consequentemente, o carro tem melhor eficiência. Esse tipo de combustível não é compatível com todos os carros porque só aqueles de alta compressão conseguem se beneficiar desses componentes.

Deixe uma resposta

LEIA MAIS

carros enfileirados

Quais foram os carros mai

Neste início de 2017, o Chevrolet Onix se manteve como um dos modelos mais bem-sucedidos dos últimos anos. No mês de janeiro, ele foi o carro mais.

pneu sensorial

O que é pneu sensorial?

Que a tecnologia está avançada ninguém duvida, afinal, as últimas duas décadas foram de verdadeira aceleração nas descobertas e suas aplicações no mercado automobilístico. Poucos mercados cresceram.

carro arranhado

Arranhões na lataria: sai

Imagine a seguinte cena: estacionamento de shopping ou de um grande supermercado lotado, muitas pessoas circulando com carrinhos de compras, e no final do dia, o saldo:.