Dirigindo com ciclistas: como fazer?

08 mai 2014                   0 Comentário Logo da Dinamicar Pneus

 

O número de ciclistas cresce a cada dia no Brasil, assim como o número de ciclovias. Porém, a proporção entre os dois é bem diferente. Por isso, eles podem dividir espaço com os motoristas: a lei diz que os carros devem manter distância de um metro e meio (1,5m) dos ciclistas nas vias, inclusive durante a ultrapassagem.

Separamos o essencial para você não se colocar em risco, nem arriscar a vida dos ciclistas:

Sinalize sempre

O tempo de reação do ciclista é limitado, e a única proteção que ele tem contra machucados é o que pode usar no corpo (capacete, cotoveleiras e joelheiras). Por isso, movimentos bruscos em torno do ciclista podem causar acidentes sérios. Certifique-se que você fez sua parte e sinalize quando quiser mudar de faixa ou entrar em ruas.

Reduza na ultrapassagem

O Código Brasileiro de Trânsito determina que o motorista deve reduzir a velocidade quando ultrapassar bicicletas. Uma medida de segurança e cortesia.

Respeite o espaço

A bicicleta deve ficar no meio da faixa, não no canto. Mesmo sendo menor do que os menores carros existentes, ela é um veículo, assim como os carros e motos, e precisa ser tratada como tal. É por isso que deve ficar sempre na faixa da direita, onde transitam os veículos com velocidade mais baixa.

Na próxima vez que passar por um ciclista, coloque-se no lugar dele e avalie a sua própria conduta. E lembre-se: cada ciclista é um motorista a menos deixando as estradas mais livres para o seu carro! Você pode conferir outras dicas aqui, no blog da Dinamicar Pneus RJ, ou com as nossas equipes nas lojas espalhadas pelo Rio de Janeiro.

Deixe uma resposta

LEIA MAIS

carros enfileirados

Quais foram os carros mai

Neste início de 2017, o Chevrolet Onix se manteve como um dos modelos mais bem-sucedidos dos últimos anos. No mês de janeiro, ele foi o carro mais.

pneu sensorial

O que é pneu sensorial?

Que a tecnologia está avançada ninguém duvida, afinal, as últimas duas décadas foram de verdadeira aceleração nas descobertas e suas aplicações no mercado automobilístico. Poucos mercados cresceram.

carro arranhado

Arranhões na lataria: sai

Imagine a seguinte cena: estacionamento de shopping ou de um grande supermercado lotado, muitas pessoas circulando com carrinhos de compras, e no final do dia, o saldo:.