Entenda a diferença entre os combustíveis e as vantagens de cada um para o seu carro

26 mai 2015                   0 Comentário Gasolina aditivada

Quando vamos abastecer em um posto de gasolina, nos deparamos com inúmeras variedades de combustíveis. Provavelmente você já ficou em dúvida ao ser indagado pelo frentista sobre qual combustível abasteceria: Comum, Aditivado ou Premium. Além do preço, qual o melhor combustível?

Os veículos leves como motos e carros são abastecidos com etanol e gasolina, e, no caso de veículos mais pesados como ônibus, caminhões e até alguns tipos de embarcações, o combustível é o diesel.

Origem de cada combustível

Etanol

O etanol começou a ser produzido no Brasil em 1970 como fonte alternativa de combustível, com a intenção de diminuir a emissão de gases poluentes e não depender somente de derivados do petróleo. O etanol é obtido com o processo de destilação da cana, e na etapa seguinte, de desidratação, se transforma no anidro que é adicionado à gasolina vendida nos postos de combustíveis.

Gasolina e diesel

A gasolina e o diesel são combustíveis fósseis derivados do petróleo. Cada combustível é destilado em temperaturas diferentes no seu processo de destilação. Quando o óleo bruto chega até a refinaria, passa por diversas etapas até chegar ao ponto de derivado, que podem se tornar além de gasolina e diesel, lubrificantes e querosene de avião.

Tipos de combustíveis

Combustivel automotivo

Gasolina comum

A gasolina comum ou do Tipo C, nomenclatura usada pela ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis), é o combustível bruto saído da refinaria acrescido de 25% de etanol anidro. É o menos recomendado pelos especialistas, por não conter em sua fórmula química nenhum tipo de substância que proteja o motor.

O uso contínuo de combustíveis comuns pode gerar acúmulo de resíduos de combustão nas válvulas de admissão do motor. A mistura ar e combustível pode ficar comprometida ao longo dos anos, e o acúmulo de sujeira prejudica o desempenho do motor, além de aumentar o consumo de combustível.

Aditivada

A gasolina aditivada também possui em sua composição 25% de etanol, porém existe nesse tipo de combustível a adição de aditivos químicos que auxiliarão na limpeza e maior lubrificação do motor. Cada fornecedor possui uma fórmula característica, mas geralmente todas as gasolinas deste tipo tem em sua composição detergentes e dispersantes. O detergente tem a função de soltar a sujeira acumulada, já o dispersante quebra a sujeira que por fim é eliminada na combustão. Nas gasolinas aditivadas ainda são acrescentadas à sua composição anticorrosivos e antioxidantes.

Premium

Como nos demais tipos, na gasolina Premium também são adicionados 25% de etanol anidro na sua composição. Sua fórmula contém os mesmos agentes químicos usados na aditivada, que tem a função de proteger as peças internas do motor. A principal diferença entre a Premium e a Aditivada fica por conta da octanagem. Na gasolina comum e a aditivada possuem 87 octanas, enquanto a premium tem 91 octanas.

A octanagem é a medida de resistência da gasolina à combustão espontânea dentro da câmara do motor. O combustível com maior octanagem proporciona ao veículo maior desempenho, por funcionar com uma taxa maior de compressão.

Loja de pneus no Rio de Janeiro

Para evitar o abastecimento com combustíveis de procedência duvidosa, abasteça sempre quando puder num posto de sua confiança. Antes de optar por um tipo de combustível na hora de abastecer, em caso de dúvidas consulte o manual do veículo e siga o que a montadora recomenda. Na Dinamicar Pneus você encontra pneus nacionais e importados com o melhor preço do Rio de Janeiro. Visite a loja de pneus no Maracanã, uma das unidades Dinamicar Pneus, e comprove nossa qualidade.

Deixe uma resposta

LEIA MAIS

caminhão emitindo fumaça

Confira novidades sobre e

A preocupação com o clima é levada cada dia mais a sério. Aqui no Rio de Janeiro, saiu o segundo inventário com o objetivo de controlar as.

pirelli pzero

Ruído nos pneus? Nunca ma

Andar de carro é cada dia mais confortável, e mesmo com a constante evolução das tecnologias envolvidas, algo que vinha incomodando a indústria eram os ruídos provocados.

Nissan kicks

Nissan Kicks: o que esper

Nesse mercado de SUV que se desenvolve todos os anos no Brasil, a Nissan, que tem tradição em carros de alto padrão de qualidade, está trazendo o.