Entenda a diferença entre recauchutagem, recapagem ou remold

22 nov 2016                   0 Comentário pneu recalchutado

Imagine a seguinte situação: você está à procura de um pneu que atenda às suas necessidades. O ideal é um pneu novo, e a Dinamicar é a loja de pneus no Rio de Janeiro com o menor preço de todo o estado, inclusive cobrindo qualquer oferta de pneus da concorrência. Mas nesse momento, você está querendo um pneu que salve sua volta para casa, por exemplo, antes de comprar um novo. É aqui que muitos recorrem aos pneus usados. Conheça agora os diferentes tipos de reconstrução de um pneu.

Recauchutagem

É o aproveitamento da carcaça com aplicação de borracha não vulcanizada em toda a banda de rodagem e também nos ombros dos pneus. Após esse processo, a borracha é incluída em moldes de alumínio onde fazem a prensa da borracha. Esse processo leva aproximadamente 2 horas, a uma temperatura de 156°. Lembrando que vulcanização é a transformação de borracha plástica em elástica.

Recapagem

A recapagem mistura borracha vulcanizada, os desenhos dos sulcos do pneu e borracha não vulcanizada, em toda a área do pneu. Primeiramente, aplica-se a borracha não vulcanizada e após isso, aplica-se a borracha na forma de rodagem. Isso tudo vai para um autoclave, que é um equipamento que submete a borracha à pressão e, numa temperatura de 90° a 110° em duas horas, temos o pneu recapado.

Remold

É o processo que ficou mais famoso. É a forma de reconstrução em que toda a área do pneu, incluindo as laterais, recebe camadas de borracha não vulcanizada. Na vulcanização, o processo configura, em moldes de alumínio, todo o desenho do pneu, e realiza a prensa para juntar a carcaça à nova borracha. Esse processo leva, em média, o tempo de duas horas a uma temperatura de 156°. É o processo de remodelagem de talão a talão.

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