Entenda o funcionamento da bomba de combustível

19 fev 2015                   0 Comentário Logo da Dinamicar Pneus

 

Parte fundamental do sistema de injeção do veículo, a bomba de combustível necessita de alguns cuidados para garantir o seu funcionamento correto e durabilidade. Responsável por bombear o combustível do tanque para o sistema de alimentação do motor, proporcionando todas as suas condições de trabalho, como carga, rotação e temperatura.

Tipos de Bomba de Combustível

Bomba de combustível

Podem ser encontradas em dois tipos: mecânica e elétrica. O primeiro é mais comum em carros carburados e seu funcionamento é feito através de um eixo. O segundo tipo é mais moderno, sendo acionado por um motor elétrico. Esse modelo é frequentemente encontrado nos veículos equipados com injeção eletrônica.

Podemos dividir as bombas de combustível elétricas em dois tipos, interna e externa ao tanque. A interna trabalha submersa aspirando o combustível diretamente do fundo do tanque para as mangueiras de abastecimento que ligam aos bicos injetores. A externa trabalha fixada ao chassi do veículo, próxima ao tanque ou ao motor, sugando o combustível do tubo coletor localizado no tanque

Também podem ser classificadas em modular e não modular. O modelo modular possui um reservatório de plástico que aloja a bomba, nesse caso medidor de combustível e filtro são substituídos em conjunto. No modelo não modular os componentes podem ser trocados individualmente.

 

Componentes da Bomba de Combustível

 

  • Motor Elétrico
  • Conjunto de Alta pressão
  • Pré-filtro

Sinais de que a bomba de combustível precisa ser substituída

 

Falhas no motor do veículo devido à pressão ou vazão insuficiente e baixo desempenho podem ser sinais de que a bomba de combustível está apresentando sinais de desgaste. Rodar com o carro com o nível de combustível abaixo do recomendado pela montadora no manual do proprietário pode ser um agravante, pois a bomba é refrigerada pelo combustível.

Para a bomba não há manutenção, por isso é importante, para prolongar a sua vida útil, estar atento ao prazo de revisão das suas peças correlatas. O seu bom funcionamento dependerá diretamente das condições das peças componentes do sistema de alimentação, como filtros de combustível, pré-filtros e mangueiras. Abastecer com combustíveis confiáveis e de qualidade também é muito importante.

A Dinamicar Pneus possui diversos serviços de manutenção veicular que irão prolongar a vida útil do seu veículo e mantê-lo como novo. Ligue e agende já uma revisão!

Deixe uma resposta

LEIA MAIS

freio muito quente

Freio: tambor ou disco na

Com o desenvolvimento da indústria, o que parecia um tanto quanto óbvio mas ainda não era colocado em prática passou a ser trazido à realidade. Foi o.

caminhão emitindo fumaça

Confira novidades sobre e

A preocupação com o clima é levada cada dia mais a sério. Aqui no Rio de Janeiro, saiu o segundo inventário com o objetivo de controlar as.

pirelli pzero

Ruído nos pneus? Nunca ma

Andar de carro é cada dia mais confortável, e mesmo com a constante evolução das tecnologias envolvidas, algo que vinha incomodando a indústria eram os ruídos provocados.