Entenda o funcionamento da bomba de combustível

19 fev 2015                   0 Comentário Logo da Dinamicar Pneus

 

Parte fundamental do sistema de injeção do veículo, a bomba de combustível necessita de alguns cuidados para garantir o seu funcionamento correto e durabilidade. Responsável por bombear o combustível do tanque para o sistema de alimentação do motor, proporcionando todas as suas condições de trabalho, como carga, rotação e temperatura.

Tipos de Bomba de Combustível

Bomba de combustível

Podem ser encontradas em dois tipos: mecânica e elétrica. O primeiro é mais comum em carros carburados e seu funcionamento é feito através de um eixo. O segundo tipo é mais moderno, sendo acionado por um motor elétrico. Esse modelo é frequentemente encontrado nos veículos equipados com injeção eletrônica.

Podemos dividir as bombas de combustível elétricas em dois tipos, interna e externa ao tanque. A interna trabalha submersa aspirando o combustível diretamente do fundo do tanque para as mangueiras de abastecimento que ligam aos bicos injetores. A externa trabalha fixada ao chassi do veículo, próxima ao tanque ou ao motor, sugando o combustível do tubo coletor localizado no tanque

Também podem ser classificadas em modular e não modular. O modelo modular possui um reservatório de plástico que aloja a bomba, nesse caso medidor de combustível e filtro são substituídos em conjunto. No modelo não modular os componentes podem ser trocados individualmente.

 

Componentes da Bomba de Combustível

 

  • Motor Elétrico
  • Conjunto de Alta pressão
  • Pré-filtro

Sinais de que a bomba de combustível precisa ser substituída

 

Falhas no motor do veículo devido à pressão ou vazão insuficiente e baixo desempenho podem ser sinais de que a bomba de combustível está apresentando sinais de desgaste. Rodar com o carro com o nível de combustível abaixo do recomendado pela montadora no manual do proprietário pode ser um agravante, pois a bomba é refrigerada pelo combustível.

Para a bomba não há manutenção, por isso é importante, para prolongar a sua vida útil, estar atento ao prazo de revisão das suas peças correlatas. O seu bom funcionamento dependerá diretamente das condições das peças componentes do sistema de alimentação, como filtros de combustível, pré-filtros e mangueiras. Abastecer com combustíveis confiáveis e de qualidade também é muito importante.

A Dinamicar Pneus possui diversos serviços de manutenção veicular que irão prolongar a vida útil do seu veículo e mantê-lo como novo. Ligue e agende já uma revisão!

Deixe uma resposta

LEIA MAIS

manutenção de carro

Vistoria anual 2017: Data

Todos os anos, proprietários de veículos usados precisam realizar a vistoria anual do DETRAN-RJ. Os carros zero quilômetro são exceção, pois o Governo do Estado do Rio.

ipva 2017

IPVA 2017: saiba sua data

O ano novo começou, e com ele, começam também as obrigações financeiras. Taxas como IPTU, cota de incêndio, matrículas escolares e o IPVA são contas que, muitas.

motor sendo esquentado

Mito ou verdade: é precis

Os mais antigos insistem nessa prática e os mais novos já não têm tanta paciência, mas será que ainda é preciso aquecer o motor antes de andar.

Feriado 20 de Janeiro