Entenda o funcionamento da bomba de combustível

19 fev 2015                   0 Comentário Logo da Dinamicar Pneus

 

Parte fundamental do sistema de injeção do veículo, a bomba de combustível necessita de alguns cuidados para garantir o seu funcionamento correto e durabilidade. Responsável por bombear o combustível do tanque para o sistema de alimentação do motor, proporcionando todas as suas condições de trabalho, como carga, rotação e temperatura.

Tipos de Bomba de Combustível

Bomba de combustível

Podem ser encontradas em dois tipos: mecânica e elétrica. O primeiro é mais comum em carros carburados e seu funcionamento é feito através de um eixo. O segundo tipo é mais moderno, sendo acionado por um motor elétrico. Esse modelo é frequentemente encontrado nos veículos equipados com injeção eletrônica.

Podemos dividir as bombas de combustível elétricas em dois tipos, interna e externa ao tanque. A interna trabalha submersa aspirando o combustível diretamente do fundo do tanque para as mangueiras de abastecimento que ligam aos bicos injetores. A externa trabalha fixada ao chassi do veículo, próxima ao tanque ou ao motor, sugando o combustível do tubo coletor localizado no tanque

Também podem ser classificadas em modular e não modular. O modelo modular possui um reservatório de plástico que aloja a bomba, nesse caso medidor de combustível e filtro são substituídos em conjunto. No modelo não modular os componentes podem ser trocados individualmente.

 

Componentes da Bomba de Combustível

 

  • Motor Elétrico
  • Conjunto de Alta pressão
  • Pré-filtro

Sinais de que a bomba de combustível precisa ser substituída

 

Falhas no motor do veículo devido à pressão ou vazão insuficiente e baixo desempenho podem ser sinais de que a bomba de combustível está apresentando sinais de desgaste. Rodar com o carro com o nível de combustível abaixo do recomendado pela montadora no manual do proprietário pode ser um agravante, pois a bomba é refrigerada pelo combustível.

Para a bomba não há manutenção, por isso é importante, para prolongar a sua vida útil, estar atento ao prazo de revisão das suas peças correlatas. O seu bom funcionamento dependerá diretamente das condições das peças componentes do sistema de alimentação, como filtros de combustível, pré-filtros e mangueiras. Abastecer com combustíveis confiáveis e de qualidade também é muito importante.

A Dinamicar Pneus possui diversos serviços de manutenção veicular que irão prolongar a vida útil do seu veículo e mantê-lo como novo. Ligue e agende já uma revisão!

Deixe uma resposta

LEIA MAIS

estepe de carro

Seu estepe está pronto pa

A vistoria anual do Detran do Rio de Janeiro causa dor de cabeça em todo mundo, mas não há motivos para preocupações. Alguns itens você pode avaliar.

Citroen Cactus

Citroen C4 Cactus chega a

Apesar de muitas polêmicas e incertezas envolvendo o seu lançamento, em 2017 chega ao Brasil o Citroen Cactus. Diante de um visual extravagante que engloba desde os.

carros enfileirados

Quais foram os carros mai

Neste início de 2017, o Chevrolet Onix se manteve como um dos modelos mais bem-sucedidos dos últimos anos. No mês de janeiro, ele foi o carro mais.