Entenda a nova lei de faróis baixos

18 jul 2016                   0 Comentário farol de carro

Quando uma nova lei passa a valer, muitas são as críticas, sejam elas construtivas ou não. No trânsito então, tudo é um pouco polêmico, já que a aplicação de multas resulta em perda financeira para o proprietário. A nova lei dos faróis é uma daquelas leis que causam alvoroço e muitos não entendem, mas antes de fazer uma crítica ferrenha, é preciso saber como um farol aceso, mesmo durante o dia, pode ajudar a melhorar a segurança no trânsito.

Como o farol baixo pode ajudar na sua segurança?

Mesmo pela manhã, uma das funções de se ter a luz ligada durante todo o dia é ter a possibilidade, por exemplo, de saber com facilidade em qual sentido o carro está vindo. A 110 km/h, que é a velocidade máxima das rodovias federais para veículos leves, em caso de uma pista de mão dupla, você poderá muito mais facilmente identificar de longe se o veículo que surgiu no horizonte está no mesmo sentido que você ou na direção oposta, muitas vezes fazendo uma ultrapassagem.

Com essa identificação precisa, você poderá tomar ações evasivas que irão ajudar muito a manter a segurança, reduzindo acidentes e outras circunstâncias provocadas pela não identificação do tráfego.

Usar farol pela manhã gasta bateria?

Se tudo estiver ok com seu sistema elétrico, você não terá nenhum problema. Mas por quê? Quando você aciona o motor do carro, é o alternador automotivo que assume a geração de energia para o veículo. Nesse momento, a bateria está atuando apenas quando a rotação do motor está muito baixa, servindo apenas para estabilizar a corrente. Ou seja, em condições de velocidade, é o alternador que irá gerar energia para as luzes e outros acessórios.

Faça manutenção no sistema elétrico e evite problemas

Para estar na lei e totalmente ok com a manutenção do seu carro, faça uma revisão no sistema elétrico. Isso significa testar a atuação do alternador em marcha lenta e em velocidade, condição da bateria e possíveis fugas elétricas. Havendo um problema dessa natureza, o uso dos faróis pela manhã não será fator determinante para descarregar a bateria do seu carro, mas é necessário reparar para que um conjunto de fatores não te deixe na mão. A Dinamicar Pneus é a sua opção para manutenção automotiva, incluindo reparos no sistema elétrico, troca de bateria e diversos outros serviços. Procure-nos!

Deixe uma resposta

LEIA MAIS

manutenção de carro

Vistoria anual 2017: Data

Todos os anos, proprietários de veículos usados precisam realizar a vistoria anual do DETRAN-RJ. Os carros zero quilômetro são exceção, pois o Governo do Estado do Rio.

ipva 2017

IPVA 2017: saiba sua data

O ano novo começou, e com ele, começam também as obrigações financeiras. Taxas como IPTU, cota de incêndio, matrículas escolares e o IPVA são contas que, muitas.

motor sendo esquentado

Mito ou verdade: é precis

Os mais antigos insistem nessa prática e os mais novos já não têm tanta paciência, mas será que ainda é preciso aquecer o motor antes de andar.