Entenda o que é recall automotivo

21 jan 2015                   0 Comentário entenda-o-que-e-recall-automotivo

Recall, termo em inglês que, em tradução livre significa “chamar de volta”, ou “chamamento” é o procedimento adotado por empresas quando detectam avarias ou falhas na segurança em produtos circulando no mercado. As providências a serem tomadas são a retirada do lote, ou lotes, com produtos defeituosos, comunicando à população sobre o fato e as soluções apresentadas.

 

De acordo com o CDC, o Código de Defesa do Consumidor, nos termos da Lei número 8.078/90, serviços ou produtos que representem riscos à segurança ou saúde dos consumidores não podem, em hipótese nenhuma, ser comercializados. É dever dos fabricantes comunicar ao público e órgãos de controle sobre a ocorrência de produtos em desacordo com a lei. As exceções, pelo uso a que lhes é destinado, são objetos cortantes, remédios, combustíveis e outros.

Visando sempre proteger o consumidor, o recall, via de regra, deve ser feito zelando pela máxima clareza e transparência, orientando clientes a evitar o uso de produtos defeituosos e sobre como fazer ou a troca do produto ou, se necessário, ou o cliente preferir, ter seu dinheiro devolvido. Para isso, utilizam-se os meios de comunicação de massa, TV, rádio, impressos e internet ou contatando diretamente os clientes.

Recall automotivo

 

Os carro de passeio estão entre os maiores alvos de recalls. Em 2013, a indústria automobilística brasileira bateu o recorde histórico de chamamentos, com 72 convocações. Desde 2002, quando passou-se a registrar as ocorrências, foram mais de 5 milhões de convocações, incluídos, além dos veículos de passeio, utilitários leves. Se juntar motos, caminhões, triciclos, quadriciclos e outros, o número atinge marca superior a 6 milhões de unidades reavaliadas.

A disparada na quantidade de recalls pode ser creditada em parte à crescente modernização dos veículos, que cada vez mais saem de fábrica com componentes eletrônicos sofisticados, que fazem as chances de defeitos originais aumentarem.

Não importa se o carro é novo ou usado, todos os proprietários têm direito ao recall. Recomenda-se em todos os casos que o dono do veículo guarde comprovação da realização do serviço, caso seja necessária nova intervenção.As marcas que mais fizeram chamadas no Brasil, ano passado são a japonesas Honda e a sulcoreana Hyundai.

Como saber se um veículo está passando por recall

 

Para garantir que os recalls sejam divulgados de forma mais ampla, o site do DENATRAN disponibiliza, desde 2011, a relação dos veículos e marcas que precisam fazer recall. O endereço é https://denatran.serpro.gov.br/index2.htm.

Deixe uma resposta

LEIA MAIS

estepe de carro

Seu estepe está pronto pa

A vistoria anual do Detran do Rio de Janeiro causa dor de cabeça em todo mundo, mas não há motivos para preocupações. Alguns itens você pode avaliar.

Citroen Cactus

Citroen C4 Cactus chega a

Apesar de muitas polêmicas e incertezas envolvendo o seu lançamento, em 2017 chega ao Brasil o Citroen Cactus. Diante de um visual extravagante que engloba desde os.

carros enfileirados

Quais foram os carros mai

Neste início de 2017, o Chevrolet Onix se manteve como um dos modelos mais bem-sucedidos dos últimos anos. No mês de janeiro, ele foi o carro mais.