Entenda o que são pneus simétricos, assimétricos e direcionais

21 jan 2015                   0 Comentário entenda-o-que-sao-pneus-simetricos-assimetricos-e-direcionais

Cada pneu tem suas características. Atualmente, no Brasil, há três tipos de bandas de rodagens de pneus: assimétrico, direcional e o simétrico.

Mas você sabe as diferenças, vantagens, as desvantagens e consegue identificar o tipo de pneu usado em seu veículo? Saiba um pouco sobre essa diferença e na próxima vez em que você for a uma loja de pneus, já vai saber um pouco mais sobre cada um deles.

Pneu Assimétrico

 

Esse é um tipo de pneu que surgiu das necessidades opostas entre piso seco e molhado. Por ele ser mais largo, há um contato maior com o solo, tornando o transporte mais seguro, principalmente em dias de chuva. A borda externa dele também é mais larga, o que possibilita carregar mais peso, além de fazer curvas com mais segurança. Por isso alguns veículos esportivos já vêm com esse tipo de pneu de fábrica.

As vantagens é que são melhores em pista molhadas, tem um baixo ruído, e ótimo desempenho nas curvas. Por outro lado, são um pouco mais caros e não tem muitas opções para o rodízio de pneus.

Pneu Direcional

 

Bem parecido, esteticamente, com o Assimétrico, é o que há mais tempo está no mercado e a grande maioria dos carros vinha de fábrica com eles. Para serem identificados, eles vêm com uma seta na parte externa que mostra a direção em que eles precisam rodar.

Entre suas vantagens é a versatilidade, com bom desempenho em pista molhada ou seca. Por um lado, é o que tem mais ruído dos três e normalmente é fabricado para carros de prática esportiva.

Pneu Simétrico

 

É o que tem um desenho mais visto no mercado, ou seja, o mais popular. Porém ele não é tão simples de ser identificado. Se não houver algo indicando a direção ou o lado específico para o qual deve rodar, trata-se de pneu Simétrico.

As vantagens é que tem baixo ruído, pode se fazer rodízio de várias maneiras, normalmente dura mais e é o mais barato das três opções. Tem baixo desempenho principalmente em pista molhada.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre pneus é só escolher um adequado ao seu veículo. Procure uma de nossas lojas Dinamicar Pneus no Rio de Janeiro, e conte com serviços qualificados para o seu veículo.

Deixe uma resposta

LEIA MAIS

carro arranhado

Arranhões na lataria: sai

Imagine a seguinte cena: estacionamento de shopping ou de um grande supermercado lotado, muitas pessoas circulando com carrinhos de compras, e no final do dia, o saldo:.

caixa de fusiveis

Problema com fusíveis? Re

Seu rádio parou de funcionar? O vidro elétrico também parou? Alguns componentes elétricos estão trabalhando normalmente, mas outros não? Fique tranquilo, pois pode ser um problema fácil.

direção elétrica

Direção hidráulica ou dir

Reza a lenda que ainda existem pessoas que curtem fazer um exercício na hora de manobrar o carro. Mas para quem gosta de praticidade sem precisar derramar.