Entenda os limites de velocidade

20 jun 2014                   0 Comentário Logo da Dinamicar Pneus

Carros foram feitos para nos levar aos nossos destinos mais rapidamente e com conforto. No entanto, por uma questão de segurança e de organização das ruas e rodovias, se fez necessária a existência de regras de conduta. Uma delas são os limites de velocidade, que cuidam de motoristas e pedestres.

Provavelmente você já se questionou com relação aos diferentes tipos de limites de velocidade nas estradas. Eles não são aleatórios. Esses números têm como base uma série de fatores. Para entender melhor essa questão, veja a lista abaixo.

Vias Urbanas

80 km/h

Vias de trânsito rápido, como a Avenida Brasil. Estradas como essa não possuem semáforos ou pedestres, além disso, são compostas por diversas faixas e são bem extensas.

60 km/h

Vias arteriais. Elas alimentam as vias de trânsito rápido e fazem a ligação entre bairros e regiões da cidade. Possuem semáforos, cruzamentos e grande fluxo de carros.

40 km/h

Vias coletoras são as vias que permitem acesso às vias arteriais. Elas possuem semáforo e também ligam uma região da cidade a outra. Possuem circulação de pedestres.

30 km/h

Vias locais são vias de porte pequeno, com cruzamentos sem semáforos, pouco fluxo de trânsito e presença de pedestres. São Muito presentes em áreas residenciais.

Vias Rurais

Uma via rural, por estar em local de baixa circulação de pedestre, sem semáforos ou curvas difíceis, permite uma velocidade maior do que nas grandes cidades.

Por isso, em algumas rodovias intermunicipais e interestaduais o limite é de 110 km/h para automóveis, caminhonetes e motos. Veículos mais pesados como ônibus e caminhões não devem passar de 90 km/h. Já em estradas não pavimentadas, de terra, pedras portuguesas ou linha férrea, o limite deve ser de 60 km/h.

O trânsito é cheio de regras. Ainda bem! Lembre-se de respeitar sempre o código de trânsito e estar em dia com a manutenção do seu carro. Estar com o sistema de alinhamento e freios em dia é muito importante para encarar a estrada. Passe na Dinamicar Pneus RJ e faça uma revisão!

Deixe uma resposta

LEIA MAIS

carro arranhado

Arranhões na lataria: sai

Imagine a seguinte cena: estacionamento de shopping ou de um grande supermercado lotado, muitas pessoas circulando com carrinhos de compras, e no final do dia, o saldo:.

caixa de fusiveis

Problema com fusíveis? Re

Seu rádio parou de funcionar? O vidro elétrico também parou? Alguns componentes elétricos estão trabalhando normalmente, mas outros não? Fique tranquilo, pois pode ser um problema fácil.

direção elétrica

Direção hidráulica ou dir

Reza a lenda que ainda existem pessoas que curtem fazer um exercício na hora de manobrar o carro. Mas para quem gosta de praticidade sem precisar derramar.