Entenda os sinais do painel do seu carro

14 mar 2014                   0 Comentário Logo da Dinamicar Pneus

 
Acredite, o seu carro fala. Não com palavras, obviamente, mas através de sinais. Você provavelmente já esteve dirigindo e seu veículo acendeu alguma luz diferente no painel, seguida de comportamento estranho do seu carro.

Na situação acima, provavelmente você ignorou e seguiu viagem, ou ficou confuso e parou o carro. Dependendo do que seu carro lhe diz, ao ignorar, você pode até provocar um acidente. Por essa razão, é importante entender do seu veículo antes de tomar qualquer atitude. O painel do seu carro funciona como um mensageiro do que está acontecendo no seu veículo.

Luzes do painel e seus significados

Segue abaixo o que cada luz significa, e como os símbolos variam de carro para carro, consulte o que cada símbolo significa no manual do seu veículo.

    • O termômetro:

Geralmente, essa luz significa algum problema no sistema de ventilação ou refrigeração do motor seu carro, como um furo na mangueira d’água do radiador. Se essa luz aparecer, pare o carro imediatamente. Caso contrário, você pode danificar seu motor e causar um grave prejuízo.

    • Luz de pressão do óleo do motor:

Essa luz significa falta de óleo em seu carro. Se você trocou o seu recentemente, provavelmente, seu veículo está com um vazamento. O problema também pode ser na bomba de óleo, que por algum defeito, não está distribuindo o fluido pelo motor. Acendendo essa luz, pare imediatamente e chame um mecânico, caso contrário, se carro pode fundir.

    • Luz dos faróis:

Com o nome já diz, esse luz significa que os faróis estão acesos ou não.

    • Luz check ou de injeção do motor:

Se ela acendeu, seu carro está com algum problema no sistema de injeção. Esse problema tanto pode fazer seu carro consumir mais, quanto menos combustível. Não é um problema muito grave, mas passe na oficina mais próxima para que o problema não evolua e te traga dor de cabeça.

    • Setas:

Essas acendem para indicar que o carro mudará de direção. Se acenderem no painel, é porquê estão ligadas.

    • Sistema de freio:

Geralmente, ela é representada por um ponto de exclamação. Ela possui duas funções: informar se seu freio de mão está puxado e avisar que o reservatório de óleo de freio está baixo. Se o seu freio de mão não está puxado, isso será um problema. Se carro pode perder eficiência e até mesmo falha nos freios.

    • Bateria:

Representada por uma bateria, com um sinal de positivo e outro de negativo, essa luz indica que seu carro está ficando sem energia. Essa luz acende quando há algum problema no alternador, que é o dispositivo responsável por recarregar a bateria do carro quando ele está em movimento. Quando ela acender, tente estacionar o carro em um local seguro, pois o seu carro irá parar sozinho caso você continue a viagem.

Para evitar alguns dos problemas citados acima, é importante sempre fazer a revisão do seu veículo regularmente e principalmente em viagens longas. E não se esqueça de que aqui na Dinamicar Pneus, você pode fazer a revisão completa do seu veículo. Fale com a gente.

Deixe uma resposta

LEIA MAIS

freio muito quente

Freio: tambor ou disco na

Com o desenvolvimento da indústria, o que parecia um tanto quanto óbvio mas ainda não era colocado em prática passou a ser trazido à realidade. Foi o.

caminhão emitindo fumaça

Confira novidades sobre e

A preocupação com o clima é levada cada dia mais a sério. Aqui no Rio de Janeiro, saiu o segundo inventário com o objetivo de controlar as.

pirelli pzero

Ruído nos pneus? Nunca ma

Andar de carro é cada dia mais confortável, e mesmo com a constante evolução das tecnologias envolvidas, algo que vinha incomodando a indústria eram os ruídos provocados.