Entenda o sistema de embreagem do carro

23 jan 2015                   0 Comentário Logo da Dinamicar Pneus

 

A embreagem é um aparelho que fica localizado entre a caixa de câmbio e o motor. Tem como funções principais a saída do veículo, quando estiver em marcha; transmitir torque; interromper o fluxo da força entre o motor e a caixa de câmbio, na hora de se trocar as marchas; protege o motor e a transmissão contra cargas excessivas; e também amortece as vibrações de transmissão.

lavar carros

Tem como função, ainda, a transmissão para a caixa de câmbio da força que o motor do carro produz, bem como filtrar vibrações e ruídos que o motor gera, por causa dos componentes da transmissão do veículo.

Divisão da embreagem

 

O papel da embreagem na troca de marcha é definir a força adequada ao motor, garantido ao mesmo tempo estabilidade, além de permitir que o carro fique parado sem a necessidade de ser desligado. A embreagem é composta por três partes: rolamento, platô e disco.

Platô da embreagem

 

O platô é formado por outras três partes divididas, que são: as carcaças da embreagem, a placa de pressão e a mola da membrana. Ele é fixado diretamente no volante do motor. Já o disco fica no eixo piloto da transmissão. Por outro lado, o eixo piloto tem estrias para fixar o disco em sua parte externa, que se apoia no eixo fixado na parte interna do volante.

Quando se pisa no pedal de embreagem, há movimentos que acionam a alavanca e o garfo de embreagem ao mesmo tempo, assim o garfo puxa o mancal da embreagem contra a mola, atuando como uma alavanca, que retira toda a pressão do disco, além de afastar a placa de pressão do volante.

Esse comando é o que resulta no desacoplamento do disco de embreagem e o volante, efinaliza a transmissão de torque para a caixa de câmbio pelo eixo piloto. Quando ocorre o desacoplamento do disco e da placa de pressão, ao se pisar no pedal de embreagem, o volante continua girando, pois ele está ligado ao motor, e o platô, também gira, por estar preso ao volante.

Por outro lado, o disco desacelera até ficar completamente parado, consequentemente, o eixo piloto também para, por estar ligado ao disco, que interrompe dessa forma a transmissão de movimento até a caixa de câmbio.

Faça manutenção de seu carro

 

Para manter o seu carro bem cuidado, faça sempre uma revisão para preservar seu carro. E para a manutenção de seu carro no Rio de Janeiro você pode contar com a Dinamicar Pneus. Passe em uma de nossas lojas!

Deixe uma resposta

LEIA MAIS

direção elétrica

Direção hidráulica ou dir

Reza a lenda que ainda existem pessoas que curtem fazer um exercício na hora de manobrar o carro. Mas para quem gosta de praticidade sem precisar derramar.

calibragem nos pneus

Saiba porque pneus calibr

Você sabia que os grandes vilões do consumo de combustível podem ser os pneus do seu carro? E mais, sabia que a calibragem correta pode economizar combustível?.

Chevrolet Chevette 91

Carros clássicos: históri

Lançado pela General Motors (GM) no Brasil em 1973, o Chevette é um clássico que atravessa gerações, e até hoje possui um público fiel e apaixonado. Inteiros.