Entenda o sistema de embreagem do carro

23 jan 2015                   0 Comentário Logo da Dinamicar Pneus

 

A embreagem é um aparelho que fica localizado entre a caixa de câmbio e o motor. Tem como funções principais a saída do veículo, quando estiver em marcha; transmitir torque; interromper o fluxo da força entre o motor e a caixa de câmbio, na hora de se trocar as marchas; protege o motor e a transmissão contra cargas excessivas; e também amortece as vibrações de transmissão.

lavar carros

Tem como função, ainda, a transmissão para a caixa de câmbio da força que o motor do carro produz, bem como filtrar vibrações e ruídos que o motor gera, por causa dos componentes da transmissão do veículo.

Divisão da embreagem

 

O papel da embreagem na troca de marcha é definir a força adequada ao motor, garantido ao mesmo tempo estabilidade, além de permitir que o carro fique parado sem a necessidade de ser desligado. A embreagem é composta por três partes: rolamento, platô e disco.

Platô da embreagem

 

O platô é formado por outras três partes divididas, que são: as carcaças da embreagem, a placa de pressão e a mola da membrana. Ele é fixado diretamente no volante do motor. Já o disco fica no eixo piloto da transmissão. Por outro lado, o eixo piloto tem estrias para fixar o disco em sua parte externa, que se apoia no eixo fixado na parte interna do volante.

Quando se pisa no pedal de embreagem, há movimentos que acionam a alavanca e o garfo de embreagem ao mesmo tempo, assim o garfo puxa o mancal da embreagem contra a mola, atuando como uma alavanca, que retira toda a pressão do disco, além de afastar a placa de pressão do volante.

Esse comando é o que resulta no desacoplamento do disco de embreagem e o volante, efinaliza a transmissão de torque para a caixa de câmbio pelo eixo piloto. Quando ocorre o desacoplamento do disco e da placa de pressão, ao se pisar no pedal de embreagem, o volante continua girando, pois ele está ligado ao motor, e o platô, também gira, por estar preso ao volante.

Por outro lado, o disco desacelera até ficar completamente parado, consequentemente, o eixo piloto também para, por estar ligado ao disco, que interrompe dessa forma a transmissão de movimento até a caixa de câmbio.

Faça manutenção de seu carro

 

Para manter o seu carro bem cuidado, faça sempre uma revisão para preservar seu carro. E para a manutenção de seu carro no Rio de Janeiro você pode contar com a Dinamicar Pneus. Passe em uma de nossas lojas!

Deixe uma resposta

LEIA MAIS

freio muito quente

Freio: tambor ou disco na

Com o desenvolvimento da indústria, o que parecia um tanto quanto óbvio mas ainda não era colocado em prática passou a ser trazido à realidade. Foi o.

caminhão emitindo fumaça

Confira novidades sobre e

A preocupação com o clima é levada cada dia mais a sério. Aqui no Rio de Janeiro, saiu o segundo inventário com o objetivo de controlar as.

pirelli pzero

Ruído nos pneus? Nunca ma

Andar de carro é cada dia mais confortável, e mesmo com a constante evolução das tecnologias envolvidas, algo que vinha incomodando a indústria eram os ruídos provocados.