Estacionar com o câmbio engatado: certo ou errado?

09 mai 2016                   0 Comentário mão no câmbio

A resposta é clara e objetiva: não! O câmbio é sensível e, por ser uma engrenagem minuciosa, precisa de que todas as suas peças trabalhem em consonância umas com as outras. É muito comum pessoas pararem seus carros e, além de aplicar o freio de estacionamento, ou de mão, elas colocarem também o carro engrenado. Para aumentar a gravidade, há pessoas que usam apenas o câmbio para segurar o carro, forçando as engrenagens do sistema, que perde tempo de vida útil e precisão.

O risco é tão grande que um toque de um carro manobrando neste carro engrenado pode ser suficiente para quebrá-lo, fazendo o proprietário ter um gasto com o conserto desta peça que, na maioria dos casos, não apresenta problemas. Isso vale tanto para modelos manuais quanto para automáticos, ou seja, é uma prática que, se faz parte da sua rotina, deve ser retirada imediatamente.

Como proceder ao estacionar?

O procedimento é relativamente simples. Você precisa aplicar o freio de estacionamento, popularmente conhecido como freio de mão. Muitos motoristas simplesmente não confiam no sistema, o que é um engano. Ele é preciso e muito seguro, entretanto, a manutenção dos freios deve estar em dia. Lembrando que o este freio usa o travamento das rodas traseiras que na maioria dos carros nacionais, é composto de tambor e lonas.
A revisão do sistema de freio de estacionamento consiste:

  • na verificação da integridade do cabo que é ligado nas lonas e na manete;
  • verificar a operação deste cabo, observando sua precisão e suas condições estruturais;
  • verificar as condições das lonas de freio, localizados nas rodas traseiras. Eles são os responsáveis pelo travamento!

Freio automotivo é na Dinamicar Pneus

Para evitar quaisquer problemas com seu câmbio, mantenha seu freio de mão totalmente funcional e equilibrado. A sua manutenção deve ser realizada junto com o sistema num todo e, se você desconfia da sua ineficiência, é hora de revisá-lo de maneira bastante atenciosa. A Dinamicar Pneus é a sua loja de pneus e diversos outros serviços, como a revisão do sistema de freio. Peça um orçamento para os serviços necessários e evite gastos futuros!

Deixe uma resposta

LEIA MAIS

freio muito quente

Freio: tambor ou disco na

Com o desenvolvimento da indústria, o que parecia um tanto quanto óbvio mas ainda não era colocado em prática passou a ser trazido à realidade. Foi o.

caminhão emitindo fumaça

Confira novidades sobre e

A preocupação com o clima é levada cada dia mais a sério. Aqui no Rio de Janeiro, saiu o segundo inventário com o objetivo de controlar as.

pirelli pzero

Ruído nos pneus? Nunca ma

Andar de carro é cada dia mais confortável, e mesmo com a constante evolução das tecnologias envolvidas, algo que vinha incomodando a indústria eram os ruídos provocados.