Estepe seguro também faz parte da viagem

13 mar 2012                   1 Comentário Logo da Dinamicar Pneus

Muito esquecido pelos motoristas, o estepe é tão importante quanto os demais pneus do carro. Em geral, eles ficam “escondidos” em algum lugar do veículo, o que gera um esquecimento na hora de cuidar desta ferramenta. Porém, é importante lembrar que o estepe pode salvar durante aquela viagem ou até mesmo durante o dia a dia.

pneu estepeEis algumas dicas que não devem ser deixadas de lado quando o assunto é segurança com o pneu estepe:

  • Para que se tenha um bom rendimento em caso de emergências, é preciso que esse pneu extra esteja em bom estado e devidamente calibrado. Vale como dica deixar o estepe com uma calibragem acima do que a dos pneus que estão em uso
  • O estepe tem prazo de validade! Em média, um estepe dura cinco anos. Portanto, fique atento à série de 12 algarismos que todo pneu possui. Os últimos 4 números revelam a fabricação da peça: os dois primeiro dizem a semana e os outros restantes fazem menção ao ano
  • Deve-se manter a banda de rodagem simétrica, que nada mais é do que aqueles desenhos que formam a borracha do pneu. Para que não implique na segurança do veículo, é aconselhado que esses desenhos sejam semelhantes tanto da metade para fora quanto da metade para dentro ao longo do pneu
  • E por último, uma dica extra: além dos cuidados com o estepe, o motorista deve ficar atento em ter sempre no carro um kit “troca pneus”, que é formado também pelo macaco, triângulo e a chave de roda. A ausência desses itens pode acarretar em uma multa de até R$ 127, 69 e pode fazer com que o motorista perca 5 pontos na carteira.

Uma resposta para “Estepe seguro também faz parte da viagem”

  1. Aline... disse:

    Parabéns! Adorei as orientações de vocês, adorei!!!

Deixe uma resposta

LEIA MAIS

manutenção de carro

Vistoria anual 2017: Data

Todos os anos, proprietários de veículos usados precisam realizar a vistoria anual do DETRAN-RJ. Os carros zero quilômetro são exceção, pois o Governo do Estado do Rio.

ipva 2017

IPVA 2017: saiba sua data

O ano novo começou, e com ele, começam também as obrigações financeiras. Taxas como IPTU, cota de incêndio, matrículas escolares e o IPVA são contas que, muitas.

motor sendo esquentado

Mito ou verdade: é precis

Os mais antigos insistem nessa prática e os mais novos já não têm tanta paciência, mas será que ainda é preciso aquecer o motor antes de andar.