Extintor de incêndio ABC será obrigatório em 2015

26 nov 2014                   0 Comentário Logo da Dinamicar Pneus

 

Conforme resolução publicada em 2009 pelo Conselho Nacional de Trânsito – Contran – torna-se obrigatório o uso de extintor de incêndio ABC em todos os veículos a partir do próximo ano. Extintor

 

Desde 2005, a medida já é obrigatória para carros novos produzidos no Brasil. Com isso, os proprietários de veículos fabricados até 2004 terão que trocar seus antigos extintores BC pelo modelo ABC. A nova medida visa aumentar a segurança de condutores e passageiros em casos de pane mecânica, elétrica ou acidentes, já que o extintor BC é incapaz de combater fogo em materiais sólidos, como o estofado do veículo. Embora o extintor ABC seja mais caro, ele possui a vantagem de oferecer maior segurança e maior prazo de validade (dois anos a mais do que o atual modelo).

Entenda o significado de cada letra

Classe A

Eficiente contra materiais sólidos combustíveis, como revestimentos, estofamentos, pneus, painéis, tapetes, puxadores etc.

Classe B

Eficiente contra combustíveis líquidos: óleo, gasolina, álcool e outros.

Classe C

Eficiente contra materiais elétricos energizados que no automóvel são exemplificados pela bateria do carro, fiação elétrica e outros dispositivos elétricos. Andar sem extintor ou com o equipamento fora da validade resulta em multa de R$ 127,69 e cinco pontos na CNH. Não marque bobeira!

Confira abaixo parte da Resolução do Contran:

 

A resolução do CONTRAN vigente para extintores para uso nos veículos e a Resolução 333, de 06 de Novembro de 2009, estabelece que: Art. 2º Alterar o Artigo 8º da Resolução 157 de 22 de Abril de 2004 que passa a vigorar com a seguinte redação: “Art. 8º O extintor de incêndio com carga de pó BC deverá ser substituído, até o vencimento da validade do teste hidrostático, por um extintor de incêndio novo com carga de pó ABC obedecendo às especificações da tabela 2 do Anexo. (….) Parágrafo 2º A partir de 1º de Janeiro de 2015, os veículos automotores só poderão circular equipados com extintores de incêndio com carga de pó ABC.

Como agir em situações de emergência

 

Mesmo com os avanços tecnológicos e os sistemas de segurança cada vez mais avançados, incêndios em automóveis são mais corriqueiros do que possamos imaginar. Com a sofisticação dos automóveis, o emprego de materiais combustíveis como plásticos, borrachas, painéis, entre outros, também aumentou. Em decorrência disso, problemas como curtos-circuitos ou falhas elétricas podem resultar em princípio de incêndio. Abaixo listamos algumas orientações para evitá-lo.

  • a) Procure um local seguro e estacione o veículo o mais rápido possível.
  • b) Retire os passageiros.
  • c) Sempre mantenha a calma, o tanque de combustível fica bem longe do motor;
  • d) Pegue o extintor do suporte e rompa o lacre para destravar a válvula. Segure-o na posição vertical;
  • e) Aplique parte do conteúdo do extintor para abafar o fogo em uma pequena abertura do capô;
  • f) Abra cuidadosamente o capô (lentamente), localize o foco de incêndio e elimine-o por completo.

Descartando o extintor

 

Quando produto se esgotar ou acabar seu prazo de validade, o portador deve encaminhar o cilindro a um ponto de venda, posto de gasolina ou oficina, onde retornará para o fabricante que requalificará o produto para uso. Cuidar do seu carro é sempre importante. Nós da Dinamicar Pneus sabemos disso, por isso oferecemos a você as melhores opções de produtos. Conheça uma de nossas lojas!

Deixe uma resposta

LEIA MAIS

carro arranhado

Arranhões na lataria: sai

Imagine a seguinte cena: estacionamento de shopping ou de um grande supermercado lotado, muitas pessoas circulando com carrinhos de compras, e no final do dia, o saldo:.

caixa de fusiveis

Problema com fusíveis? Re

Seu rádio parou de funcionar? O vidro elétrico também parou? Alguns componentes elétricos estão trabalhando normalmente, mas outros não? Fique tranquilo, pois pode ser um problema fácil.

direção elétrica

Direção hidráulica ou dir

Reza a lenda que ainda existem pessoas que curtem fazer um exercício na hora de manobrar o carro. Mas para quem gosta de praticidade sem precisar derramar.