Farol de xénon. O que é e por que é proibido?

14 set 2016                   0 Comentário farol de xénon

O farol de xénon é daqueles que ilumina tudo pela frente, assemelhando-se às luzes de um avião na hora do pouso. Mas é preciso tanto? Muitos acham que sim, mas não sabem que xénon só pode ser usado com regras rígidas. A prática de adaptar a parte elétrica do veículo para colocar o farol de xénon é proibida, já que ele pode ser capaz de cegar o motorista que vem na direção oposta. O farol de xénon é composto por uma lâmpada sem filamento, ou seja, não é do tipo incandescente. Ao invés disso, a lâmpada contém gás xenônio, que, quando exposto a altas voltagens, brilha intensamente.

Alguns modelos têm esse tipo de iluminação de fábrica, e isso significa que possuem uma preparação toda especial, de modo que não se tornem um problema para os motoristas que trafegam no sentido oposto a esse carro. Então, nesse tipo de modelo, existem nos faróis pequenos motores que funcionam por sensores, que, ao identificar os carros vindo na direção oposta, ajustam a incidência do farol para um direção que não seja imediatamente os olhos do condutor do outro veículo. Já as adaptações não contêm essa prerrogativa.

Uso de iluminação fora dos padrões é passível de multa

Para que fique claro, o uso de iluminação que seja ofensiva ao trânsito, não prevista no manual do carro, é considerado infração grave, passível de multa de R$ 128 e perda de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação. Antes de realizar modificações, consulte a legislação de trânsito. Isso vale também para outros itens, como altura do carro.

Manutenção automotiva é na Dinamicar Pneus

Se você está identificando alguma anomalia em seu carro, a Dinamicar Pneus é o seu local para manutenção automotiva. Em nossas oito lojas é possível, por exemplo, fazer a substituição das baterias do seu carro. Também verificamos itens como óleo do motor e correias. Procure-nos e siga sua viagem sem problemas!

Deixe uma resposta

LEIA MAIS

manutenção de carro

Vistoria anual 2017: Data

Todos os anos, proprietários de veículos usados precisam realizar a vistoria anual do DETRAN-RJ. Os carros zero quilômetro são exceção, pois o Governo do Estado do Rio.

ipva 2017

IPVA 2017: saiba sua data

O ano novo começou, e com ele, começam também as obrigações financeiras. Taxas como IPTU, cota de incêndio, matrículas escolares e o IPVA são contas que, muitas.

motor sendo esquentado

Mito ou verdade: é precis

Os mais antigos insistem nessa prática e os mais novos já não têm tanta paciência, mas será que ainda é preciso aquecer o motor antes de andar.