Cuidados que devem ser tomados com o filtro de óleo

19 abr 2011                   0 Comentário Logo da Dinamicar Pneus

O excesso de impurezas no filtro de óleo pode gerar problemas no desempenho para o veículo e aumento no consumo de combustível, além de danos mais sérios se houver comprometimento do processo de lubrificação. Devido a isso, devem ser substituídos a cada 10 mil km.

Já em motores que utilizam óleo multiviscoso é recomendável a troca do filtro juntamente com a substituição do óleo a cada dois intervalos – uma troca de óleo sim, outra não. Em veículos que utilizam óleo sintético é recomendável substituir o filtro a cada troca de óleo.

O filtro de óleo retém e elimina partículas presentes nos lubrificantes, como os resíduos ferrosos originados do desgaste dos componentes do motor, poeira e contaminantes abrasivos que entram no motor através do ar e do combustível. Cria-se pontos de atrito em superfícies de deslizamento, como pistões, válvulas, bielas e outros componentes móveis. Outro foco de contaminação do lubrificante é a própria combustão, que quando incompleta também gera resíduos.

Deixe uma resposta

LEIA MAIS

freio muito quente

Freio: tambor ou disco na

Com o desenvolvimento da indústria, o que parecia um tanto quanto óbvio mas ainda não era colocado em prática passou a ser trazido à realidade. Foi o.

caminhão emitindo fumaça

Confira novidades sobre e

A preocupação com o clima é levada cada dia mais a sério. Aqui no Rio de Janeiro, saiu o segundo inventário com o objetivo de controlar as.

pirelli pzero

Ruído nos pneus? Nunca ma

Andar de carro é cada dia mais confortável, e mesmo com a constante evolução das tecnologias envolvidas, algo que vinha incomodando a indústria eram os ruídos provocados.