Freio a tambor: por que eles são menos eficientes que os discos de freio?

31 mar 2016                   0 Comentário freio a tambor

Os mais antigos vão se lembrar daquele Fuscão 1500 que esbanjava potência, mas não segurava tanto quanto deveria. Afinal, eram quatro rodas com freio a tambor, com lonas de freio. Bem, não que o sistema seja ruim, mas, de fato, não são tão competentes como o freio a disco. Você sabe o motivo? Nós explicamos. O freio a disco tem sua capacidade hiperdimensionada. O fato de ter uma pinça usando o mesmo espaço para exercer pressão uma contra outra gera mais capacidade de atrito do que duas sapatas que empurram as lonas, no caso do freio a tambor, contra as paredes, o que divide a força aplicada.

Além disso, o quesito temperatura é algo muito importante para o sistema de freios em geral. Grosso modo, os freios precisam muito de temperatura para serem eficientes. Mas o excesso de calor também pode ser problemático. No caso dos freios a tambor, por eles não serem estanques, acontece o problema do excesso de atrito superaquecer as paredes de contato, fazendo esse sistema ficar bem menos eficiente do que deveria. Por exemplo, em descidas, os freios dessa natureza tendem a ser menos eficientes que os modelos a disco.

Discos ventilados auxiliam no equilíbrio térmico do freio

Uma das grandes sacadas para evitar o superaquecimento foi a introdução dos discos ventilados, ou seja, com aberturas para que o calor possa se dissipar. Isso evita a perda de eficiência e desgaste acentuado nas pastilhas e nos próprios discos. Nos freios a tambor isso não é viável, o que faz esse modelo não ter uma eficiência térmica, mesmo nos modelos mais atuais, que são mais eficientes, muito em função do uso de componentes mais eficazes.

Manutenção do freio é na Dinamicar Pneus

Para ter seus freios sempre eficientes, submeta-os a revisões constantes. Evite desgastes acentuados em pastilhas e lonas de freios, bem como problemas nas sapatas e nos discos. A Dinamicar Pneus tem, entre os diversos serviços oferecidos nas sete lojas, os de manutenção de freio automotivo com troca de pastilhas, discos, lonas e sapatas, a fim de deixar a sua viagem sempre segura e seu carro livre de problemas indesejados. Ligue e peça agora mesmo um orçamento ou venha até a gente que seu carro estará em boas mãos!

Deixe uma resposta

LEIA MAIS

manutenção de carro

Vistoria anual 2017: Data

Todos os anos, proprietários de veículos usados precisam realizar a vistoria anual do DETRAN-RJ. Os carros zero quilômetro são exceção, pois o Governo do Estado do Rio.

ipva 2017

IPVA 2017: saiba sua data

O ano novo começou, e com ele, começam também as obrigações financeiras. Taxas como IPTU, cota de incêndio, matrículas escolares e o IPVA são contas que, muitas.

motor sendo esquentado

Mito ou verdade: é precis

Os mais antigos insistem nessa prática e os mais novos já não têm tanta paciência, mas será que ainda é preciso aquecer o motor antes de andar.

Feriado 20 de Janeiro