Veja a diferença entre o freio a disco e o freio ABS

27 jul 2011                   1 Comentário Logo da Dinamicar Pneus

Existem dois tipos de freios presentes nos veículos, o freio a disco e o freio ABS (Sistema Antibloqueio de Frenagem). Ambos possuem pastilhas, as quais na hora do acionamento, travam o disco de rodas, fazendo com que o carro pare. A diferença entre os dois está no bombeamento do fluido das pastilhas. O freio a disco provoca a derrapagem do veículo, pois as rodas travam completamente, e o carro segue no fluxo contínuo por causa da lei da inércia. O condutor, cujo veículo tem o sistema a disco de freio, deve ter uma precaução maior em dias de chuva, afinal, com a pista molhada, o espaço percorrido é maior após a derrapagem.

No sistema ABS, a roda não é bloqueada após o motorista pisar no pedal do freio do automóvel, que para aos poucos. Dessa forma, o carro não derrapa; a aderência com a pista é maior mesmo em dias de chuva.

Apesar da maior segurança proporcionada pelo freio ABS, o motorista deve ser cuidadoso na condução do veículo. O melhor a fazer em dias de chuva, é reduzir a velocidade e aumentar a atenção. E com a pista molhada, ou não, a direção defensiva – manter a distância em relação ao carro da frente – é de suma importância para evitar colisões.

Uma resposta para “Veja a diferença entre o freio a disco e o freio ABS”

  1. gilvan disse:

    bom dia

    gostei muito de entender a diferença entre us freios

Deixe uma resposta

LEIA MAIS

Injeção Eletrônica de carro

O que é retrolavagem do b

Nos bicos injetores mais novos, muitas vezes a limpeza não é um processo que resolva o problema, uma vez que os sistemas são autolimpantes. Vale bem mais.

medição de bateria

Saiba tudo sobre fuga de

Fuga elétrica. Muitos sequer imaginam que seu carro possa estar tendo algo do gênero, mas é natural e precisa ser visto, pois muitas vezes você trocará sua.

carro flex

Por que alguns carros fle

Há anos, era impensável que um mesmo modelo pudesse “entender” todos os combustíveis e fazer o carro entrar em funcionamento até com a mistura entre eles. Mas.