Freios: Saiba como cuidar melhor da sua segurança

14 fev 2014                   0 Comentário Logo da Dinamicar Pneus

O sistema de frenagem de um carro é uma das partes mais simples de se entender, como explicamos resumidamente nas dicas sobre freios. Porém, por ser tão simples assim, a maioria dos usuários só deixam para olhar quando eles já apresentam algum defeito. E como eles fazem parte do que podemos chamar de sistema de segurança do carro, afinal ninguém quer precisar dos freios e eles falharem, vamos apresentar agora alguns cuidados, tanto na hora do uso quanto na verificação, que são bem simples e devem ser tomados periodicamente.

Cuidados com os freios

    • Freie corretamente

Seja sutil na hora de frear. Quando você faz frenagens bruscas e causa trancos no carro, isso aumenta a possibilidade de um empenamento do disco, e desgasta mais rapidamente os freios.

    • Use freio motor

Em declives, deixe sempre o carro engrenado em marchas mais curtas, isso limita a aceleração do veículo e assim alivia os freios e ainda diminui o consumo de gasolina do carro, uma vez que as velas quase não consomem nessa situação.

    • Pastilhas e discos

Se você verificar que a luz do freio de mão acende quando você precisa fazer uma frenagem mais brusca, ou então em aclives e declives, isso é um sinal que pode remeter a duas coisas: ou suas pastilhas estão muito desgastadas ou há um vazamento do fluído de freio. Se o problema for nas pastilhas e elas tiverem de ser trocadas, muitas vezes será necessária também a troca dos discos. Após essa troca evite frear muito bruscamente até pelo menos 300km, esse é mais ou menos o tempo que eles precisam para se “assentar” e forçá-los durante esse processo pode comprometer completamente tanto os discos quanto as pastilhas.

    • Fluído de freio

É o fluído que quando sofre uma pressão, quando apertamos o pedal, transfere força para as pastilhas e assim efetua a frenagem. Com o passar do tempo, esse líquido sofre contaminação pela água presente no ar e assim começa a ferver mais rapidamente, o que compromete todo o sistema de freios.

Cuidar do sistema de freios é uma parte importante para a manutenção da sua segurança dentro dos carros, porém ela sozinha não acaba com todos os seus problemas. Cuidados com os pneus e outros acessórios do carro também são extremamente necessários. Para isso, traga seu carro para a Dinamicar Pneus Rj, assim você sabe que a manutenção do seu veículo vai ser feita por uma equipe muito preparada.

Deixe uma resposta

LEIA MAIS

carro arranhado

Arranhões na lataria: sai

Imagine a seguinte cena: estacionamento de shopping ou de um grande supermercado lotado, muitas pessoas circulando com carrinhos de compras, e no final do dia, o saldo:.

caixa de fusiveis

Problema com fusíveis? Re

Seu rádio parou de funcionar? O vidro elétrico também parou? Alguns componentes elétricos estão trabalhando normalmente, mas outros não? Fique tranquilo, pois pode ser um problema fácil.

direção elétrica

Direção hidráulica ou dir

Reza a lenda que ainda existem pessoas que curtem fazer um exercício na hora de manobrar o carro. Mas para quem gosta de praticidade sem precisar derramar.