Fumaça ou barulho no escapamento é sinal de problema. Fique ligado!

26 jun 2015                   0 Comentário Silenciador

O escapamento é responsável por eliminar os gases gerados na combustão do motor, e por filtrar os gases nocivos ao meio ambiente, contribuindo para a preservação da qualidade do ar. Muitos proprietários de veículo negligenciam a manutenção preventiva do escapamento, por ser um conjunto de peças de difícil visualização, e acabam demorando para localizar pequenos defeitos que com o passar do tempo acabam se agravando.

Manutenção preventiva do escapamento

A manutenção preventiva custa pouco, porém quando os componentes ficam muito tempo sem revisão periódica, o sistema de escapamento pode ficar comprometido e o conserto não será barato. Como qualquer sistema, o escapamento pode apresentar irregularidades na emissão de gases, por isso é importante a cada seis meses fazer uma checagem detalhada.

Itens que precisam ser verificados na revisão

Escapamento

Na revisão periódica é preciso verificar as condições das braçadeiras, borrachas, silenciador, coletor e catalizador. Os coxins também devem ser observados, pois são fundamentais para amortecer o impacto e vibrações do exaustor. Caso o coxim esteja comprometido, pode romper, provocando a queda dos canos.

Andar com escapamento defeituoso gera multa

A falta de manutenção no escapamento pode trazer sérios danos para o veículo, entre eles o aumento do consumo de combustível. O condutor do veículo também pode receber multa no valor de R$127,69 caso seja flagrado trafegando com escapamento furado, emitindo fumaça e barulho excessivo. A falta de manutenção do escapamento é considerada uma infração grave, e o motorista infrator perde cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Cuidados com acúmulo de água no sistema de exaustão

A água acumulada no sistema de exaustão do veículo pode provocar corrosões nos canos de descarga, porque a água não consegue ser evaporada, por isso é importante tentar trafegar por distâncias pelo menos de 10 quilômetros ou evitar deixar o veículo parado por muitas horas. Esses cuidados evitarão a troca prematura dos canos de descarga.

Loja de Pneus no Rio de Janeiro

Quando for necessária a troca de algum componente do escapamento fique atento ao selo no Inmetro grifado na peça, essa será a sua garantia de estar comprando um produto de qualidade que foi testado antes de ser comercializado. A rede Dinamicar Pneus conta com loja de pneus no Maracanã e em outras localidades. Confira os endereços de todas as lojas: http://www.dinamicarpneus.com.br/nossas-lojas/

Deixe uma resposta

LEIA MAIS

manutenção de carro

Vistoria anual 2017: Data

Todos os anos, proprietários de veículos usados precisam realizar a vistoria anual do DETRAN-RJ. Os carros zero quilômetro são exceção, pois o Governo do Estado do Rio.

ipva 2017

IPVA 2017: saiba sua data

O ano novo começou, e com ele, começam também as obrigações financeiras. Taxas como IPTU, cota de incêndio, matrículas escolares e o IPVA são contas que, muitas.

motor sendo esquentado

Mito ou verdade: é precis

Os mais antigos insistem nessa prática e os mais novos já não têm tanta paciência, mas será que ainda é preciso aquecer o motor antes de andar.

Feriado 20 de Janeiro