Função da correia dentada

14 out 2014                   0 Comentário Logo da Dinamicar Pneus

 

Uma peça essencial para o funcionamento de um carro é a correia dentada. Sua função é sincronizar o virabrequim, que faz a transferência de força do motor às rodas e comando de válvulas, que realiza o fluxo de gases no interior do cilindro. Se por alguma falha ela arrebentar, pode causar sérios danos ao motor. Recomenda-se sua troca entre 40 e 60 mil quilômetros e que se faça inspeção a cada 20 mil quilômetros rodados, principalmente se você trafega em regiões empoeiradas e sem pavimentação.

Correia dentada - Dinamicar Pneus

Como seu funcionamento não gera alterações no desempenho do carro, não é possível prever um eventual rompimento, por isso, a atenção com sua manutenção deve ser redobrada. Quando se parte, as consequências são bastante sérias, e, em alguns casos, pode ocorrer atropelamento de válvula, que é o choque do pistão com a válvula aberta.

Os danos podem ser maiores, podendo atingir até o próprio comando de válvulas, tuchos e o cilindro do motor. Os prejuízos decorrentes do rompimento da correia dentada são consideráveis, variando de 1.400 a 4.500 reais, dependendo de quantas válvulas tenha o motor.

Desta forma, veículos com 16, 20 ou 24 válvulas demandam ainda mais atenção à manutenção da correia dentada, já que seus comandos são mais pesados, exigindo mais da peça. Caso seja necessário trocar a correia, deve-se trocar também o esticador, componente responsável por manter a tensão em níveis adequados. Se houver a troca da correia sem a reposição de um novo esticador, a vida útil da nova peça será reduzida.

Embora uma correia danificada não comprometa o funcionamento do motor, um sinal de que ela precisa ser trocada é um ruído agudo e intermitente quando o carro está em ponto morto. Caso isso seja percebido, leve seu carro imediatamente ao mecânico, pois já passou da hora da troca.

Recomenda-se também que, na aquisição de veículo usado, seja providenciada a troca da correia, por precaução, se não tiver certeza de que a peça foi trocada ou está em bom estado. Alguns veículos, entretanto, não possuem correia, mas corrente metálica, de maior durabilidade e que não demanda manutenção constante.

Saiba mais sobre correia dentada

 

A importância da correia dentada, sem dúvida, é essencial para o bom funcionamento de um carro. Na Dinamicar Pneus, você pode cuidar deste e de muitos outros componentes do seu veículo. Conte com nossos profissionais!

Deixe uma resposta

LEIA MAIS

manutenção de carro

Vistoria anual 2017: Data

Todos os anos, proprietários de veículos usados precisam realizar a vistoria anual do DETRAN-RJ. Os carros zero quilômetro são exceção, pois o Governo do Estado do Rio.

ipva 2017

IPVA 2017: saiba sua data

O ano novo começou, e com ele, começam também as obrigações financeiras. Taxas como IPTU, cota de incêndio, matrículas escolares e o IPVA são contas que, muitas.

motor sendo esquentado

Mito ou verdade: é precis

Os mais antigos insistem nessa prática e os mais novos já não têm tanta paciência, mas será que ainda é preciso aquecer o motor antes de andar.

Feriado 20 de Janeiro