Você sabe qual a função do sistema de freios ABS?

05 out 2015                   Comentários desativados em Você sabe qual a função do sistema de freios ABS? Freios ABS

Quando você pisa no freio, um complexo sistema é acionado, envolvendo uma série de componentes que precisam estar com a manutenção em dia para funcionar de forma sincronizada. Assim sendo, o sistema de freios deve ser totalmente capaz de frear o carro sempre no menor espaço possível. O ABS é o sistema que torna a frenagem mais eficiente em relação aos freios tradicionais, evitando travamento das rodas, que causam derrapagem e perda de controle. A sigla ABS vem do inglês e significa Anti-lock breaking System, traduzindo para o português em tradução livre, sistema anti bloqueio de freio.

Como funciona o ABS

Agora que você já sabe qual a função do ABS, é importante entender como ele funciona e o porquê da importância da manutenção preventiva. Para que o ABS funcione perfeitamente, os sensores devem funcionar de maneira integrada. São esses sensores:

Rotação

É o sensor que avalia a rotação das rodas. É ele quem envia a informação de que ela está próxima ao travamento, para que o motorista possa ter tempo de parar o processo.

Válvulas de pressão

É a válvula de liberação do fluxo de óleo para os pistões de freio. Ela faz a equalização da pressão do óleo mesmo com muita pressão aplicada nos pedais. É a forma de evitar que as rodas travem, sempre sendo avaliada pelo sistema ABS.

Bomba

A função da bomba é dar pressão ao sistema de óleo. Se a válvula libera a pressão, a bomba repõe, de acordo com a necessidade.

Unidade Controladora

Coordena as válvulas de pressão de acordo com o sistema de rotação. É essa a peça que avalia a necessidade de aplicação do óleo nos pistões de freio. É o coração do ABS.

Peças sempre em ordem no sistema de freio garantem a segurança

Manter a manutenção veicular em dia é fundamental para o bom funcionamento do sistema de freios. A troca de pastilhas bem como a avaliação do disco de freio deve ser periódica, respeitando os padrões de fábrica.

Manutenção automotiva em dia reduz gastos com seu carro

Estar em dia com a manutenção automotiva é uma forma de ter a sua segurança reforçada e reduzir as chances de gastos imprevistos. Lembre-se, uma peça defeituosa aumenta a chance de danificar outra boa, num efeito dominó perigoso. Por isso, no Rio de Janeiro, faça revisões periódicas do seu carro na loja de pneus Dinamicar. Além de todo o suporte em pneus de diversas marcas, temos serviços de alinhamento e balanceamento, torca de óleo e revisão para que seu carro esteja sempre em ordem. Conheça as nossas unidades em: http://www.dinamicarpneus.com.br/nossas-lojas/

Os comentários estão desativados.

LEIA MAIS

direção elétrica

Direção hidráulica ou dir

Reza a lenda que ainda existem pessoas que curtem fazer um exercício na hora de manobrar o carro. Mas para quem gosta de praticidade sem precisar derramar.

calibragem nos pneus

Saiba porque pneus calibr

Você sabia que os grandes vilões do consumo de combustível podem ser os pneus do seu carro? E mais, sabia que a calibragem correta pode economizar combustível?.

Chevrolet Chevette 91

Carros clássicos: históri

Lançado pela General Motors (GM) no Brasil em 1973, o Chevette é um clássico que atravessa gerações, e até hoje possui um público fiel e apaixonado. Inteiros.