Você sabe qual a função do sistema de freios ABS?

05 out 2015                   Comentários desativados em Você sabe qual a função do sistema de freios ABS? Freios ABS

Quando você pisa no freio, um complexo sistema é acionado, envolvendo uma série de componentes que precisam estar com a manutenção em dia para funcionar de forma sincronizada. Assim sendo, o sistema de freios deve ser totalmente capaz de frear o carro sempre no menor espaço possível. O ABS é o sistema que torna a frenagem mais eficiente em relação aos freios tradicionais, evitando travamento das rodas, que causam derrapagem e perda de controle. A sigla ABS vem do inglês e significa Anti-lock breaking System, traduzindo para o português em tradução livre, sistema anti bloqueio de freio.

Como funciona o ABS

Agora que você já sabe qual a função do ABS, é importante entender como ele funciona e o porquê da importância da manutenção preventiva. Para que o ABS funcione perfeitamente, os sensores devem funcionar de maneira integrada. São esses sensores:

Rotação

É o sensor que avalia a rotação das rodas. É ele quem envia a informação de que ela está próxima ao travamento, para que o motorista possa ter tempo de parar o processo.

Válvulas de pressão

É a válvula de liberação do fluxo de óleo para os pistões de freio. Ela faz a equalização da pressão do óleo mesmo com muita pressão aplicada nos pedais. É a forma de evitar que as rodas travem, sempre sendo avaliada pelo sistema ABS.

Bomba

A função da bomba é dar pressão ao sistema de óleo. Se a válvula libera a pressão, a bomba repõe, de acordo com a necessidade.

Unidade Controladora

Coordena as válvulas de pressão de acordo com o sistema de rotação. É essa a peça que avalia a necessidade de aplicação do óleo nos pistões de freio. É o coração do ABS.

Peças sempre em ordem no sistema de freio garantem a segurança

Manter a manutenção veicular em dia é fundamental para o bom funcionamento do sistema de freios. A troca de pastilhas bem como a avaliação do disco de freio deve ser periódica, respeitando os padrões de fábrica.

Manutenção automotiva em dia reduz gastos com seu carro

Estar em dia com a manutenção automotiva é uma forma de ter a sua segurança reforçada e reduzir as chances de gastos imprevistos. Lembre-se, uma peça defeituosa aumenta a chance de danificar outra boa, num efeito dominó perigoso. Por isso, no Rio de Janeiro, faça revisões periódicas do seu carro na loja de pneus Dinamicar. Além de todo o suporte em pneus de diversas marcas, temos serviços de alinhamento e balanceamento, torca de óleo e revisão para que seu carro esteja sempre em ordem. Conheça as nossas unidades em: http://www.dinamicarpneus.com.br/nossas-lojas/

Os comentários estão desativados.

LEIA MAIS

manutenção de carro

Vistoria anual 2017: Data

Todos os anos, proprietários de veículos usados precisam realizar a vistoria anual do DETRAN-RJ. Os carros zero quilômetro são exceção, pois o Governo do Estado do Rio.

ipva 2017

IPVA 2017: saiba sua data

O ano novo começou, e com ele, começam também as obrigações financeiras. Taxas como IPTU, cota de incêndio, matrículas escolares e o IPVA são contas que, muitas.

motor sendo esquentado

Mito ou verdade: é precis

Os mais antigos insistem nessa prática e os mais novos já não têm tanta paciência, mas será que ainda é preciso aquecer o motor antes de andar.

Feriado 20 de Janeiro