Funcionamento e manutenção dos freios ABS

16 abr 2015                   2 Comentários Freios ABS

Peças fundamentais do carro, por se tratar de um item de segurança, os freios precisam de manutenção preventiva periódica para garantir o seu funcionamento correto. Os freios são dimensionados e desenhados pela montadora de acordo com o carro ao qual vão fazer parte. A principal função do sistema de freios é proporcionar uma desaceleração maior que a aceleração do veículo.

A tecnologia dos freios ABS foi trazida da Formula 1, em 1978, e adaptada nos carros de luxo de passeio. Na Europa, o item de segurança é obrigatório em todos os carros, que já saem de fábrica com o equipamento instalado

O freio ABS (expressão traduzida do inglês para Anti-lock Breaking System) é um dos sistemas de frenagem mais seguros, e uma das suas principais funções é evitar o bloqueio das rodas em freadas muito bruscas, evitando a derrapagem e que o carro fique sem controle. O sistema ABS permite ao motorista mais autonomia nas freadas, proporcionando o desvio de obstáculos enquanto o freio é acionado, zerando o risco de derrapagens do veículo, uma das maiores causas de acidentes.

Os freios do sistema ABS são totalmente eletrônicos. Um sensor faz o monitoramento constante da velocidade das rodas, fazendo um comparativo com a velocidade desenvolvida pelo veículo. Quando a velocidade da roda cai muito em relação à do carro, o sistema envia uma informação de descompressão para as válvulas e bombas do sistema de óleo do freio.

Principais sinais de defeitos nos freios

  • Rangido por desgaste das pastilhas ou disco
  • Falta de firmeza ao pisar no pedal de freio
  • Oscilações ao frear
  • Tentativa de redução de velocidade longa ou brusca

Oficina Mecânica especializada em freios no Rio de Janeiro

A cada novo modelo que sai das montadoras com freio ABS, a tecnologia se torna mais complexa e inovadora. As frequentes mudanças realizadas pelos fabricantes no sistema de freios tem como finalidade oferecer total segurança ao condutor na hora da frenagem. É recomendado que a manutenção periódica deste tipo de freio seja feito em oficina especializada devido à sua complexidade. Uma manutenção mal feita, além de comprometer o funcionamento dos freios, poderá pôr em risco a segurança de todos os passageiros do veículo.

A Dinamicar Pneus Nova Iguaçu tem tudo o que você precisa para fazer a manutenção do seu carro. Temos a maior rede de lojas de pneus do Rio de Janeiro.

2 respostas para “Funcionamento e manutenção dos freios ABS”

  1. marco hassam disse:

    minha bmw 325/07 está acendendo a luz do abs voces fazem essa verificação?obrigado,marco.

    • admin disse:

      Olá, acesse http://bit.ly/1hka1Nq e confira qual a loja mais próxima para que você possa solicitar um orçamento. Estamos à disposição também por telefone para que você tire todas as suas dúvidas! Abraço!

Deixe uma resposta

LEIA MAIS

caminhão emitindo fumaça

Confira novidades sobre e

A preocupação com o clima é levada cada dia mais a sério. Aqui no Rio de Janeiro, saiu o segundo inventário com o objetivo de controlar as.

pirelli pzero

Ruído nos pneus? Nunca ma

Andar de carro é cada dia mais confortável, e mesmo com a constante evolução das tecnologias envolvidas, algo que vinha incomodando a indústria eram os ruídos provocados.

Nissan kicks

Nissan Kicks: o que esper

Nesse mercado de SUV que se desenvolve todos os anos no Brasil, a Nissan, que tem tradição em carros de alto padrão de qualidade, está trazendo o.

PopUp Black Friday Dinamicar