Você sabe como é o funcionamento da injeção eletrônica automotiva?

29 set 2015                   Comentários desativados em Você sabe como é o funcionamento da injeção eletrônica automotiva? Injeção eletrônica

Visando otimizar o gasto de combustível nos veículos automotores, e controlar sua combustão no interior dos motores, tornando o processo mais seguro e eficiente, as montadoras investem cada vez mais em tecnologias como a injeção eletrônica de combustível.

Em outras palavras, o sistema de injeção eletrônica tem como função garantir a alimentação do motor, atuando no sentido de gerenciar, no chamado grupo sensor:

  • A correta proporção na mistura entre ar e combustível;
  • Controlar a temperatura do ar ao entrar no motor;
  • A posição da borboleta de aceleração, importante para aferir a potência que está sendo exigida;
  • A quantidade de oxigênio no motor – sensor oxigênio e o nível da mistura, pobre ou rica;
  • Pressão no motor, no coletor e detonação, para garantir o tempo certo de detonação de combustível
  • Velocidade, para estabelecer parâmetros adequados de queima de combustível

A injeção eletrônica ocorre em duas etapas distintas, coordenada por dois grupos, o sensor e o os atuadores. O grupo sensor elabora as estratégias para otimizar o uso de combustível, e o grupo de atuadores é responsáveis pela sua execução.

Como fazer a manutenção ou reparos no sistema de injeção eletrônica?

As montadoras estão permanentemente desenvolvendo tecnologias para tornar os processos de queima de combustível cada vez mais eficazes. Por isso, não são indicadas medidas preventivas diferentes das que seriam adotadas para garantir o bom funcionamento do veículo de um modo geral, como utilizar combustível de boa procedência, fazer a troca e revisão periódica de filtros e bombas, assim como a troca de óleo e revisão do sistema de arrefecimento.

Problemas na injeção eletrônica normalmente causam perda de potência, marcha lenta irregular e o rendimento geral do motor cai. Por se tratar de um sistema de alta complexidade, a Dinamicar Pneus indica apenas profissionais especializados, que saibam detectar avarias e fazer os reparos apropriados, tanto no grupo sensor como no grupo atuador.

Loja de pneus no Rio de Janeiro

Na loja de pneus Dinamicar Pneus, o sistema de injeção eletrônica do seu veículo recebe cuidados de profissionais experientes. Para nós seu carro é coisa muito séria, evite curiosos! Confira qual a unidade Dinamicar mais próxima de você em http://www.dinamicarpneus.com.br/nossas-lojas/.

Os comentários estão desativados.

LEIA MAIS

manutenção de carro

Vistoria anual 2017: Data

Todos os anos, proprietários de veículos usados precisam realizar a vistoria anual do DETRAN-RJ. Os carros zero quilômetro são exceção, pois o Governo do Estado do Rio.

ipva 2017

IPVA 2017: saiba sua data

O ano novo começou, e com ele, começam também as obrigações financeiras. Taxas como IPTU, cota de incêndio, matrículas escolares e o IPVA são contas que, muitas.

motor sendo esquentado

Mito ou verdade: é precis

Os mais antigos insistem nessa prática e os mais novos já não têm tanta paciência, mas será que ainda é preciso aquecer o motor antes de andar.