Homocinética, qual o momento de trocar?

09 nov 2015                   Comentários desativados em Homocinética, qual o momento de trocar? homocinética automotiva

O funcionamento de um veículo envolve uma série de reações e transmissões de movimentos que devem ser perfeitamente sincronizados. No caso das rodas, o componente que leva esse movimento, primeiramente, é o semieixo, mas é da homocinética o papel mais importante. As rodas da frente se movimentam lateralmente e para que esse movimento seja possível, mesmo com o funcionamento do motor, é fundamental a ação da homocinética. Caso contrário, os motores deveriam repassar o giro para as rodas traseiras, o que mudaria completamente a estabilidade e a dirigibilidade.
A peça possui uma engrenagem que, por meio de esferas metálicas torna possível o torque mesmo com as rodas em curva. Para a proteção da peça, existe uma coifa de borracha e é ela quem deve fazer a proteção. A maioria dos danos às homocinéticas acontecem após o rompimento dessa membrana. Muitos fabricantes estipulam um tempo de vida útil de mais ou menos 50 mil km para a peça, mas existem casos de carros que jamais precisaram trocar as homocinéticas. Para isso, basta que a coifa esteja sempre intacta.

Peça é sensível à sujeira

Como é um mecanismo totalmente coordenado, a lubrificação é fundamental para que tudo funcione perfeitamente. Quando há o rompimento da coifa, os detritos naturais do uso do carro danificam e travam a peça. Os sintomas de que isso pode acontecer são o barulho de ferro com ferro, proveniente da perda de lubrificação e estalos na peça, principalmente em curva, quando o dano já é irreversível e o travamento é iminente.
Quando acontece o travamento, o semieixo para de transmitir o movimento às rodas. O carro simplesmente para de andar. A Dinamicar Pneus, loja de pneus no Rio de Janeiro, conta com profissionais especializados e completa infraestrutura para recuperação da homocinética do seu carro. Confira onde fica a loja mais próxima de você e agende já sua revisão.

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