Ícones do painel de instrumentos que identificam problemas no carro

02 jul 2015                   0 Comentário Painel de instrumentos

A cada novo lançamento de veículos no mercado, os modelos cada vez mais são equipados com funções que prometem facilitar o dia-a-dia do motorista. Estamos vivendo em uma era de carros cada vez mais tecnológicos, com computadores de bordo e painéis que só faltam falar.

Saber interpretar todas as informações que o seu veículo passa através dos ícones do painel de bordo é muito importante para a detecção e prevenção de problemas. Nos carros mais antigos, o painel informava apenas o acionamento do freio de mão, eventual falta de fluído e algumas poucas opções. Hoje, os veículos podem fornecer diversos tipos de informação que podem ultrapassar a marca de cinco sinais diferentes, portanto, fique ligado!

Todas as lâmpadas do painel são acessas assim que acontece a partida no automóvel, permanecendo ligadas por alguns segundos. Após esse tempo, se algum indicador permanecer acesso, é sinal de que há algo errado e precisa ser verificado. Caso algum ícone acenda quando o carro estiver em movimento, é também um sinal de que algo não está bem. Caso você tenha alguma dúvida quanto à interpretação, procure auxilio no manual do proprietário ou vá até uma oficina especializada.

Freio de Mão

A luz deve permanecer acessa apenas quando o veículo estiver com o freio de mão engatado. Caso permaneça acessa após desengatar a alavanca, verifique se a mesma realmente desceu totalmente, liberando as rodas. O ícone também pode servir como alerta para falta de fluído de freio em veículos que não possuem um demonstrativo exclusivo para a função.

Fluído de freio

Nos carros mais modernos existe um ícone exclusivo para alertar ao motorista sobre a falta de fluído de freio. Caso a luz acenda com o carro em movimento é provável que o reservatório esteja vazio, com perda de pressão. É recomendado parar o carro imediatamente, pois é muito perigoso continuar o trajeto nessas condições. Após completar o nível de fluído, se a luz permanecer acessa, o reservatório pode estar danificado e deverá ser substituído imediatamente.

ABS

Veículos equipados com ABS (Antilock Braking System – Sistema de Freio Antitravamento), já vêm de fábrica com uma luz no painel escrito ABS em amarelo. É comum a luz acender por causa de mau contato, já que os sensores são localizados nas rodas. Caso o problema de mau contato seja frequente, é ideal que seja feita a substituição dos plugs. Os plugs defeituosos atrapalham o funcionamento dos sensores e os mesmos não conseguem captar o funcionamento correto do ABS.

Pastilhas

O ícone indica quando o jogo de pastilhas necessita ser substituído. Essa função é encontrada em poucos modelos de veículos, e tem por finalidade informar ao motorista em que condições as pastilhas se encontram. A espessura mínima da peça é identificada através de um sensor, e, mesmo com todo auxílio que a tecnologia oferece, é preciso ficar atento aos prazos das revisões periódicas. Recomenda-se que as pastilhas devam ser revisadas a cada 10 mil quilômetros.

Loja de pneus no Rio de Janeiro

Estar atento aos sinais que o veículo informa é importante para que o motorista faça uma análise diária do desempenho e desgaste das peças. Através da revisão periódica é possível ter um controle maior das peças que costumam apresentar defeitos e efetuar os devidos reparos, evitando que o problema se agrave. A rede Dinamicar Pneus conta com loja de pneus em Bonsucesso e em outras localidades. Conheça todas nossas filiais: http://www.dinamicarpneus.com.br/nossas-lojas/

Deixe uma resposta

LEIA MAIS

caminhão emitindo fumaça

Confira novidades sobre e

A preocupação com o clima é levada cada dia mais a sério. Aqui no Rio de Janeiro, saiu o segundo inventário com o objetivo de controlar as.

pirelli pzero

Ruído nos pneus? Nunca ma

Andar de carro é cada dia mais confortável, e mesmo com a constante evolução das tecnologias envolvidas, algo que vinha incomodando a indústria eram os ruídos provocados.

Nissan kicks

Nissan Kicks: o que esper

Nesse mercado de SUV que se desenvolve todos os anos no Brasil, a Nissan, que tem tradição em carros de alto padrão de qualidade, está trazendo o.