A importância do alinhamento no desempenho do veículo

18 nov 2014                   0 Comentário Logo da Dinamicar Pneus

 

Manter as rodas do carro alinhadas é fundamental para a manutenção não apenas dos pneus, como de todo o conjunto que o cerca. Suspensão, amortecedores, rolamentos e todos os componentes diretamente ligados são afetados, caso o alinhamento não esteja em ordem.

Alinhar o carro consiste em manter as rodas exatamente perpendiculares ao solo, ou seja, num ângulo de 90 graus. Desta forma, elas devem permanecer paralelas entre si.

Alinhamento

 

Pela imagem,  percebe-se que pode ser grave um quadro de veículo desalinhado, pois comprometeria toda a estrutura de rodagem. Quando isso ocorre, há desgaste dos pneus de forma irregular, o atrito com o solo aumenta, mas não de maneira uniforme e o carro não permanece em linha reta, se a direção estiver relaxada.

Um sinal de que o alinhamento precisa ser feito urgentemente é quando o veículo canta pneu mesmo em velocidades baixas. O mesmo ocorre quando se percebe imprecisões no volante, que pode ser a impressão de que o veículo não atende as rotações feitas pelo motorista. Outro sintoma de desalinhamento são vibrações no volante ou mesmo nos assentos e em outras partes internas do carro, geralmente sentidas em faixas de velocidade específicas.

Para evitar o desalinho das rodas, é recomendável que se faça inspeção a cada 10 mil quilômetros rodados. O alinhamento deve ser feito também em caso de impactos intensos em buracos, pedras e outras irregularidades no solo, se algum componente da direção ou suspensão for trocado, se for constatado desgaste nos pneus de forma irregular ou quando eles forem trocados.

Alinhamento na Dinamicar Pneus

 

Um panorama de desalinhamento, se não for solucionado rapidamente, causa danos em escala exponencial. Quanto mais se roda com o carro desalinhado, as chances de graves danos à suspensão e pneus se multiplicam. Portanto, confira sempre se o alinhamento de seu veículo está ok, numa das lojas da Dinamicar Pneus no Rio de Janeiro .

Deixe uma resposta

LEIA MAIS

freio muito quente

Freio: tambor ou disco na

Com o desenvolvimento da indústria, o que parecia um tanto quanto óbvio mas ainda não era colocado em prática passou a ser trazido à realidade. Foi o.

caminhão emitindo fumaça

Confira novidades sobre e

A preocupação com o clima é levada cada dia mais a sério. Aqui no Rio de Janeiro, saiu o segundo inventário com o objetivo de controlar as.

pirelli pzero

Ruído nos pneus? Nunca ma

Andar de carro é cada dia mais confortável, e mesmo com a constante evolução das tecnologias envolvidas, algo que vinha incomodando a indústria eram os ruídos provocados.