A importância do aterramento elétrico

19 jul 2016                   0 Comentário aterramento elétrico

O aterramento elétrico automotivo é fundamental para que um sistema elétrico funcione corretamente. Isso ocorre porque, para facilitar a montagem do carro, os projetos buscam o negativo da lataria e, assim, é possível completar o circuito elétrico, o que fará todos os equipamentos elétricos funcionarem corretamente.

O que acontece com um aterramento mal feito?

O aterramento de um carro é o polo negativo e, diferentemente de um sistema elétrico caseiro, o carro não precisa enviar para o solo a energia residual, já que se trata de um circuito fechado. Entretanto, por ser o negativo, recebe a energia produzida pelo polo positivo, fazendo o circuito se completar. Um aterramento mal executado pode ser um perigo: além de trazer interferência no funcionamento dos equipamentos, pode ser causador de incêndio. Isso porque uma conexão frouxa, por exemplo, gera faísca e perto de algum material com facilidade na combustão (como a borracha) pode significar fogo!

Equipamentos de som pesado devem ter um preparo no sistema elétrico

É muito comum que quem gosta de som pesado coloque módulos de som, alto-falantes e outros dispositivos que consomem energia em sistemas elétricos inalterados. O que isso significa? Significa que o carro vem preparado para determinada carga e, ao inserir elementos sem alterar a estrutura que vai fornecer energia e suportar esses novos equipamentos, o que acontecerá é uma verdadeira sobrecarga. Isso significa que tudo trabalhará forçado, fios e chapas aquecerão e o risco de incêndio se torna exponencialmente maior.

Além desta situação extrema, há os pensem que apenas novas baterias sustentam o novo sistema, o que pode ser um engano. Sem um alternador capaz de fazer a recarga das novas baterias e deixar o sistema elétrico autônomo durante o funcionamento do motor, haverá problemas de alimentação no automóvel. Aliado a isso, o aterramento deve acompanhar o crescimento de carga, usando chapas maiores, que suportem melhor o calor e a energia produzida.

Dúvidas com seu sistema elétrico? Procure a Dinamicar Pneus

Um aterramento elétrico bem estruturado significa segurança no uso do seu automóvel. O sistema elétrico é complexo e necessita de um cuidado especial, principalmente se foi feita alguma mudança de equipamento ou inclusão de acessório eletroeletrônico, como aparelhagem de som, por exemplo. Portanto, passe em uma de nossas oito lojas e avalie como está o sistema do seu carro. Uma ação preventiva que melhora muito a sua segurança!

Deixe uma resposta

LEIA MAIS

manutenção de carro

Vistoria anual 2017: Data

Todos os anos, proprietários de veículos usados precisam realizar a vistoria anual do DETRAN-RJ. Os carros zero quilômetro são exceção, pois o Governo do Estado do Rio.

ipva 2017

IPVA 2017: saiba sua data

O ano novo começou, e com ele, começam também as obrigações financeiras. Taxas como IPTU, cota de incêndio, matrículas escolares e o IPVA são contas que, muitas.

motor sendo esquentado

Mito ou verdade: é precis

Os mais antigos insistem nessa prática e os mais novos já não têm tanta paciência, mas será que ainda é preciso aquecer o motor antes de andar.

Feriado 20 de Janeiro