A importância de calibrar corretamente os pneus

26 ago 2015                   Comentários desativados em A importância de calibrar corretamente os pneus Calibrar pneus

Os pneus auxiliam na frenagem e são um dos componentes de segurança mais importantes do veículo. O motorista deve manter uma rotina de verificações periódicas dos pneus, para perceber se o mesmo está sofrendo desgaste irregular ou necessita ser calibrado. Todas as informações necessárias referentes à calibragem podem ser encontradas no manual do proprietário.

A pressão inadequada nos pneus pode provocar acidentes

Tanto a pressão em excesso nos pneus, quanto a inferior ao recomendado podem pôr em risco a segurança do motorista e a dos passageiros do veículo. A pressão inadequada pode provocar falta de aderência dos pneus na pista, o que poderá até amassar as rodas. O motorista deve estar atento à pressão dos pneus e realizar a calibragem pelo menos uma vez na semana ou a cada dez dias.

Desgaste irregular dos pneus

Pneus muito cheios desgastam com maior facilidade no centro, e quando estão murchos as laterais são as mais afetadas. Por isso é importante os pneus do seu automóvel estarem com a pressão de acordo com as especificações técnicas do manual do proprietário. A calibragem errada pode provocar vários danos no veículo, além de prejudicar a estabilidade e a aderência.

Encha os pneus quando os mesmos estiverem frios

É recomendado encher os pneus quando ainda se encontrarem frios, por isso procure um posto de gasolina mais próximo da sua residência para calibrar, isso contribuirá para não esquentá-los tanto durante o trajeto. Quando o pneu está muito quente fica difícil de obter um panorama correto de quantas libras foram inseridas, induzindo o proprietário ao erro

A pressão dos pneus deve ser adequada de acordo com o peso transportado no carro

Caso haja alguma dúvida sobre a pressão adequada e você não estiver com o manual do carro em mãos, em alguns automóveis existe um adesivo colado no para-brisa ou na tampa de combustível que contém essas informações. É importante também adequar a pressão de acordo com o peso que o veículo estiver transportando, já que a calibragem para o carro vazio não é a mesma de quando ele estiver transportando carga.

Calibragem do estepe

O estepe é o único pneu que pode receber uma pressão um pouco maior do que a recomendada, uma ou duas libras a mais. Isso só é permitido porque o estepe fica guardado no porta-malas sem ser usado e pode esvaziar.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro o condutor que trafegar com calibragem incorreta poderá ser multado no valor de R$127,69, além de perder cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação e ter o carro apreendido.

Comprar pneus no Maracanã

Toda vez que os pneus forem substituídos ou trocados de eixo em eventuais rodízios, o veículo deverá passar pelos serviços de alinhamento e balanceamento. Na Dinamicar Pneus você encontra a maior diversidade de pneus nacionais e importados do Rio de Janeiro. Já conhece nossa loja de pneus no Maracanã? Confira todos nossos endereços no Rio de Janeiro: http://www.dinamicarpneus.com.br/nossas-lojas/

Os comentários estão desativados.

LEIA MAIS

manutenção de carro

Vistoria anual 2017: Data

Todos os anos, proprietários de veículos usados precisam realizar a vistoria anual do DETRAN-RJ. Os carros zero quilômetro são exceção, pois o Governo do Estado do Rio.

ipva 2017

IPVA 2017: saiba sua data

O ano novo começou, e com ele, começam também as obrigações financeiras. Taxas como IPTU, cota de incêndio, matrículas escolares e o IPVA são contas que, muitas.

motor sendo esquentado

Mito ou verdade: é precis

Os mais antigos insistem nessa prática e os mais novos já não têm tanta paciência, mas será que ainda é preciso aquecer o motor antes de andar.

Feriado 20 de Janeiro