A importância da revisão periódica dos amortecedores

06 jul 2015                   Comentários desativados em A importância da revisão periódica dos amortecedores Supensão

O amortecedor é a principal peça do sistema de suspensão, responsável por controlar a movimentação das molas e manter os pneus em contato direto com o solo. A revisão periódica dos amortecedores é muito importante por se tratar de um componente muito básico para a segurança dos ocupantes do veículo. A revisão da suspensão garantirá uma viagem segura e confortável.

O amortecedor responsável por manter o carro estável

Os amortecedores são fundamentais para manter o carro estável e em boas condições de dirigibilidade. Quando a peça está desgastada, o motorista poderá sentir dificuldades na condução do automóvel como perda de estabilidade, trepidações e impactos, tornando a direção desconfortável.

Perigos de dirigir com amortecedor desgastado

  • Riscos de aquaplanagem em dias de chuva
  • Problemas na frenagem
  • O carro fica difícil de controlar, devido à estabilidade reduzida
  • O motorista encontrará dificuldades para conduzir nas curvas e em vias de pavimentação irregular
  • Balanço excessivo do automóvel
  • Direção desconfortável
  • Comprometimento na iluminação do feixe de luz dos faróis devido ao balanço excessivo

Problemas ocasionados pelo balanço excessivo

O balanço excessivo ocasionado pelos amortecedores defeituosos pode representar perigo não somente para o condutor do veículo, mas também para os outros motoristas da via. O defeito faz com que as luzes dos faróis iluminem irregularmente, o que pode atrapalhar a visão do motorista que trafega no sentindo contrário, e provocar um acidente. O impacto do balançar excessivo também pode contribuir para desregular o farol.

Dificuldades na direção

Amortecedores

Amortecedores com problema dificultam a direção, tornando a tarefa cansativa para o motorista, o que consequentemente irá reduzir os seus reflexos, deixando-o mais exposto ao risco de acidentes.

Manter os amortecedores com a revisão em dia, além de contribuir para o conforto e segurança dos passageiros, evita que os pneus se desgastem prematuramente e que outros componentes da suspensão venham a apresentar defeito. Algumas medidas podem aumentar a vida útil dos amortecedores como trafegar com cautela em pista em condições ruins de pavimentação, evitar trafegar com excesso de carga e desacelerar o veículo ao passar por um quebra mola. Caso você tenha alguma dúvida em relação ao peso máximo suportado pelo veículo, consulte o manual do proprietário.

Loja de pneus no Rio de Janeiro

A revisão da suspensão deverá ser realizada a cada 10 mil quilômetros ou quando for constatada alguma anormalidade. Quando for necessária a substituição dos amortecedores e os mesmos já tiverem rodado mais de 40 mil quilômetros, é recomendado que seja feita a substituição das quatro peças, mesmo que apenas uma aparente problema. Se o conjunto tiver menos de 40 mil quilômetros a troca pode ser feita pelos pares apenas. Fazer a substituição completa das peças evita que ocorra um desgaste irregular e permite controle mais assertivo até a próxima revisão.

Já conhece nossa loja de pneus em Jacarepaguá? Confira todos nossos endereços no Rio de Janeiro: http://www.dinamicarpneus.com.br/nossas-lojas/

Os comentários estão desativados.

LEIA MAIS

freio muito quente

Freio: tambor ou disco na

Com o desenvolvimento da indústria, o que parecia um tanto quanto óbvio mas ainda não era colocado em prática passou a ser trazido à realidade. Foi o.

caminhão emitindo fumaça

Confira novidades sobre e

A preocupação com o clima é levada cada dia mais a sério. Aqui no Rio de Janeiro, saiu o segundo inventário com o objetivo de controlar as.

pirelli pzero

Ruído nos pneus? Nunca ma

Andar de carro é cada dia mais confortável, e mesmo com a constante evolução das tecnologias envolvidas, algo que vinha incomodando a indústria eram os ruídos provocados.