A importância do uso do catalisador nos automóveis para diminuição da emissão de gases nocivos

18 mai 2015                   0 Comentário Catalisador

O catalisador é um dispositivo antipoluente, que trabalha acoplado ao escapamento dos veículos. Sua principal função é diminuir a emissão de gases poluentes na atmosfera, e nele, os gases nocivos emitidos pela queima do combustível são filtrados por uma espécie de colmeia que fica alojada na parte interna da peça.

Função do catalisador

Dentro do catalisador existem duas substancias químicas: paládio e molibdênio. Quando esses agentes químicos entram em contato com os gases poluentes, os mesmos são convertidos em vapor de água e gases não agressivos como, como o gás carbônico (CO2) e o nitrogênio (N2).

Lei que obriga o uso do catalisador

Em 1983, foi sancionada uma lei que obriga todos os veículos que circulam em território nacional brasileiro terem a peça instalada. Quem trafega com a peça sem estar funcionando adequadamente ou faz sua remoção, pode ser multado no valor de R$ 127,69, além de cometer infração grave e perder cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Vida útil do catalisador

A vida útil de um catalisador original de fábrica pode ultrapassar os 80 mil quilômetros. Ultrapassando essa quilometragem, é importante procurar um mecânico para revisar a peça e fazer o teste de emissão de poluentes. Os catalisadores de reposição duram uma média de 40 mil quilômetros.

Os carros mais novos a partir de 2010 possuem um sistema inteligente que avisa ao
motorista quando a peça está apresentando problemas, e esse sistema monitora a eficiência do catalisador. Caso esteja algo errado, imediatamente a lâmpada LIM é acessa no painel de
instrumentos.

Em caso de trincas, quebras, derretimento e entupimento da cerâmica a peça deverá ser substituída imediatamente, pois o catalisador nesta situação terá a função de conversão dos gases comprometida. A durabilidade da peça, como de todo o veículo, dependerá das condições de manutenção.

Fatores que afetam o funcionamento do catalisador

  • Falhas na ignição
  • Queima de óleo
  • Qualidade do combustível

Loja de pneus no Rio de Janeiro

Uma exigência do Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA) é limitar a vida útil do catalisador em 40 mil quilômetros. As revisões do sistema devem ser feitas em centro automotivos especializados e, no caso de substituição, certifique-se que a peça nova é original, exigindo o certificado de garantia, nota fiscal e a embalagem do fabricante. A Dinamicar Pneus auxilia você a manter seu carro sempre em perfeito estado. Visite a loja de pneus em Nova Iguaçu, uma das nossas unidades, e comprove a qualidade dos nossos serviços.

Deixe uma resposta

LEIA MAIS

carros com animais

Saiba como transportar o

O transporte de animais também exige o mínimo de segurança. Para o bem estar dos pets e das pessoas que os acompanham, é preciso obedecer algumas regras.

ventoinha de carro

Problemas com a ventoinha

A ventoinha é a peça responsável pelo esfriamento do radiador, evitando o tão temido superaquecimento do veículo. Ao menor sinal de problemas com este item, procure um.

Gol GTi Quadrado

Gol GTI: uma lenda!

Se você que nos lê, tem mais de 40 anos, provavelmente já viu muitos carros saindo de linha. Alguns que estão ainda no mercado apenas marcam território,.