A importância do kit obrigatório em situações de emergência no trânsito

Troca de pneu 21 out 2015
Comentários desativados em A importância do kit obrigatório em situações de emergência no trânsito

Todos os veículos saem de fábrica com um kit obrigatório para situações de emergência, composto por macaco, chave de rodas e triângulo. Ao comprar um veículo usado, é importante observar se o mesmo possui o kit em bom estado. A falta do kit para emergência no veículo é considerada uma infração gravíssima, e pode gerar multa no valor de R$ 191,54 ao motorista infrator, além da perda de sete pontos na carteira nacional de habilitação (CNH).

Multa por falta do kit obrigatório

Ter o kit disponível no veículo ajuda o motorista a resolver imprevistos que ocorrerem na estrada até que um socorro mecânico especializado chegue ao local. O equipamento de segurança também ajuda a sinalizar a via para evitar que um novo incidente aconteça devido ao defeito do seu carro.

Função dos itens do kit obrigatório do veiculo

Muitos motoristas desconhecem a finalidade dos itens que compõem o kit para emergências, e, quando acontece uma quebra, colisão ou um pneu furado, acabam tendo dificuldades para utilizar cada componente. Quando comprar um veículo novo, verifique onde está localizado o kit, para evitar perda de tempo procurando o mesmo em situações emergenciais. Na maioria dos veículos, o kit fica localizado embaixo do estepe. Na dúvida, consulte o manual do proprietário do seu veículo, nele você encontrará todas as informações pertinentes ao funcionamento e características do seu automóvel.

Componentes do kit obrigatório dos veículos

  • Chave de rodas
  • Triângulo
  • Macaco
  • Estepe

A chave de rodas é utilizada principalmente para troca de pneus e para afrouxar os parafusos. Em veículos mais antigos, ela pode ser encontrada em formato de estrela, e nos modelos mais modernos o formato de “L”. Alguns modelos são acompanhados de um adaptador que funciona como alavanca para parafusos mais resistentes. Algumas chaves também servem como alavanca para acionamento do macaco.

O triângulo é um dos itens mais importantes de segurança do veículo. Quando o veículo parar na via por qualquer tipo de problema, é necessário sinalizar com o triângulo para alertar os outros motoristas que trafegam na via sobre o possível problema. A sinalização deve ser feita a partir de 10 metros de distância do carro. Em vias muito movimentadas, onde a sinalização com o triângulo possa não ser suficiente, use galhos de árvores para melhorar a visualização.

O macaco é o equipamento que irá auxiliar na retirada do veículo do solo, possibilitando a troca do pneu. O macaco sustentará o carro até que o pneu defeituoso seja substituído. Verifique no manual do proprietário o local indicado para posicioná-lo. Caso não tenha nenhuma especificação, garanta que o macaco esteja posicionado na parte metálica do assoalho do carro. Certifique-se de que o freio de mão está acionado antes de começar o procedimento

Verifique periodicamente o estado de conservação do estepe, caso o veículo seja parado em uma blitz e esteja sem o mesmo, ou em más condições de conservação, o motorista poderá ser multado. A multa para esse tipo de infração é de R$ 127,69 e acarreta perda de sete pontos na CNH. O motorista deve verificar regularmente a calibragem do estepe de acordo com as especificações técnicas do manual do carro.

Loja de pneus especializada em serviços automotivos

Manter no veículo uma caixa de ferramentas junto com o kit obrigatório de emergência ajudará você a fazer pequenos reparos em problemas mecânicos. A Dinamicar Pneus conta com profissionais especializados na manutenção de todas as marcas de carros de passeio, nacionais e importados.

Interessado em nossos produtos ou serviços? Ligue para a DINAMICAR

Fechado para comentários.

GOSTOU DO CONTEÚDO E DOS PREÇOS? RECEBA COM EXCLUSIVIDADE NOSSAS PROMOÇÕES

Não derrape. Não eviamos spam :)

AINDA NÃO CONHECE AS NOSSAS LOJAS?

encontre a mais perto de você

Conheça as nossas
Redes Sociais

Sempre com Promoções
Exclusivas!