Lavagem de motores automotivos: recomendável ou não?

Foto de motor de carro limpo 05 mar 2015
Comentar

Uma das características do brasileiro é ser apaixonado por carro, e como de costume muitos motoristas aproveitam a folga de fim de semana para cuidar do “possante”. Lavar o automóvel é um dos cuidados imprescindíveis para manter as boas condições das partes externas. Porém, quando a ação envolver partes internas do veículo, é preciso ter uma série de cuidados para não danificar peças importantes do motor.

Posso lavar o motor do meu carro?

Alguns especialistas não recomendam, em hipótese alguma, a lavagem do motor, comparando a mesma quando uma pessoa vai tomar banho e resolve lavar seu coração e os pulmões. Exageros a parte, a lavagem é desaconselhável porque o uso de produtos químicos e jatos de água em alta pressão podem danificar gravemente os componentes do motor.

A lavagem de motor pode prejudicar, inclusive, o sistema de arrefecimento a partir de dobras nas lâminas do radiador, causando obstrução do fluxo de ar, levando uma série de impurezas para dentro do motor.

Problemas ocasionados pela lavagem de motor em carros novos

Nos veículos atuais, os problemas ocasionados seriam ainda mais graves, por conta da quantidade de conectores elétricos e de sensores que atuam diretamente no sistema de injeção eletrônica. O acúmulo de água nessas peças gera mau contato e oxidação interna nos conectores, provocando falhas no motor e prejudicando no seu desempenho.

O esguicho de água nos cabos de velas e bobinas poderão causar fuga de corrente ao longo dos cabos e conectores, interferindo na partida do veículo, que apresentará dificuldade no momento de dar partida.

Perigo do uso de agentes químicos para o motor

O uso de agentes químicos de limpeza podem provocar desgaste e ressecamento em retentores do motor, mangueiras, correias e borrachas, além de oxidarem metais e conectores. No caso do ressecamento dos retentores, o carro pode ser apresentar vazamento de óleo.

Forma correta de lavar o motor do carro

Caso haja a necessidade de limpeza do motor, é recomendado o uso de um pano úmido e em seguida um pano seco para tirar o excesso de sujeira. Antes de fazer qualquer tipo de limpeza em partes internas do veículo, consulte o manual do proprietário para saber se há alguma restrição a algum tipo de reagente químico.

Na Dinamicar Pneus Barra da Tijuca você encontra tudo o que você precisa para manter a manutenção do seu veículo em dia. A Dinamicar Pneus conta com a maior rede de lojas de pneus do Rio de Janeiro.

Interessado em nossos produtos ou serviços? Ligue para a DINAMICAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GOSTOU DO CONTEÚDO E DOS PREÇOS? RECEBA COM EXCLUSIVIDADE NOSSAS PROMOÇÕES

Não derrape. Não eviamos spam :)

AINDA NÃO CONHECE AS NOSSAS LOJAS?

encontre a mais perto de você

Conheça as nossas
Redes Sociais

Sempre com Promoções
Exclusivas!