Você conhece a origem da Lei Seca?

01 out 2015                   Comentários desativados em Você conhece a origem da Lei Seca? Lei Seca

Promulgada em 2008, na Lei 11.705, a Lei Seca, como se tornou conhecida entre os motoristas brasileiros, é, desde então, o principal dispositivo legal para inibir a ingestão de bebidas alcoólicas antes de dirigir. O primeiro artigo deixa claro no seu texto que o objetivo é mesmo aumentar a rigidez da lei contra motoristas que dirigem alcoolizados, estabelecendo tolerância zero para consumo de álcool. Antes da lei, era permitida a concentração de até 0,06 g/dl no sangue.

Como advento da Lei Seca, o limite passou a ser de 0,02 g/dl, equivalente a uma taça de vinho ou uma tulipa de chopp. Se um motorista é flagrado em teste de bafômetro com concentrações entre 0,02 g/dl e 0,06 g/dl, será punido com multa e suspensão temporária da carteira de habilitação. Acima de 0,06 g/dl, o motorista é responsabilizado também criminalmente, podendo ir para a prisão por no mínimo 6 e no máximo 36 meses.

Lei Seca reduz acidentes com vítimas fatais

Para exemplificar a importância de um código de trânsito mais duro com motoristas que dirigem antes de pegar no volante, no estado de São Paulo , pesquisa de 2010 apurou que, após a lei entrar em vigor, a quantidade de acidentes com mortes diminuiu 16% na capital paulista. No interior do estado, a redução foi de 7,2%.

No estado do Rio de Janeiro, segundo o ISP, Instituto de Segurança Pública, a quantidade de vítimas fatais em acidentes de trânsito caiu, desde 2008, em 25%. As operações organizadas pelos órgãos de trânsito e de segurança, no capital fluminense, registraram desde 2009 redução de 32% nas mortes causadas por acidentes automobilísticos.

Submeter-se ao teste de bafômetro é fundamental

Para aferir com precisão a quantidade de álcool ingerida, foi adotado o teste do bafômetro. Nele, o motorista interceptado pela polícia deve soprar no aparelho, que vai emitir na hora a concentração de álcool presente. De acordo com o Inmetro, a margem de erro do aparelho é de apenas 1%.

Como a lei também diz que ninguém é obrigado a produzir provas contra si, o motorista que se recusar a fazer o teste do bafômetro poderá igualmente sofrer sanções, com multas iguais em valores e tempo de suspensão da CNH. Entretanto, o procedimento varia de um estado para outro.

Dirija com segurança, valorize a vida

Além do claro perigo representado pela ingestão de álcool antes de dirigir, veículos em mau estado de conservação também podem ser perigosos. Por isso, no Rio de Janeiro, faça revisões periódicas do seu carro na loja de pneus Dinamicar. Nossos especialistas vão receber seu veículo com seriedade e profissionalismo, afinal, manutenção veicular em dia é sinônimo de trânsito mais seguro. Confira a unidade Dinamicar Pneus mais próxima de você em http://www.dinamicarpneus.com.br/nossas-lojas/

Os comentários estão desativados.

LEIA MAIS

carro arranhado

Arranhões na lataria: sai

Imagine a seguinte cena: estacionamento de shopping ou de um grande supermercado lotado, muitas pessoas circulando com carrinhos de compras, e no final do dia, o saldo:.

caixa de fusiveis

Problema com fusíveis? Re

Seu rádio parou de funcionar? O vidro elétrico também parou? Alguns componentes elétricos estão trabalhando normalmente, mas outros não? Fique tranquilo, pois pode ser um problema fácil.

direção elétrica

Direção hidráulica ou dir

Reza a lenda que ainda existem pessoas que curtem fazer um exercício na hora de manobrar o carro. Mas para quem gosta de praticidade sem precisar derramar.