Licença pra dirigir no exterior: como conseguir?

27 out 2016                   0 Comentário pid do detran

Você já observou que na sua CNH há uma ressalva que diz “válida em todo o território nacional”? Isso acontece porque a Carteira Nacional de Habilitação tem validade só no país de origem. Mas, graças a acordos internacionais estabelecidos pela diplomacia, é possível dirigir em mais de 100 países pelo globo. E isso pode até parecer complexo e cheio de burocracia, mas na verdade não é. São processos rápidos e que, normalmente, não dão dor de cabeça a quem os solicita. Naturalmente, como tudo no Brasil, há pagamento de taxas para que a Permissão Internacional seja emitida.

Permissão Internacional é emitida pelo Detran de cada estado

O nome oficial do documento é Permissão Internacional para Dirigir (PID), e ele é emitido por qualquer Detran estadual. Você precisará preencher um formulário em duas vias e apresentá-lo junto com sua CNH. O pedido será analisado e, após aprovado, você deve pagar as guias de taxas. Em três a cinco dias, você poderá pegar a sua PID.

Não tirei a PID, posso dirigir fora?

Nos países com que o Brasil mantém esse tipo de acordo, basta apresentar a CNH e o passaporte que você consegue dirigir. Diante disso, por que existe a PID? A sua existência permite que trâmites burocráticos sejam impetrados em caso de acidente de trânsito em outro país. De posse da PID, você resolve tudo apenas com ela, já que ela vale como documento local. Em caso de não tê-la, provavelmente o consulado brasileiro será consultado para a validação de todos os documentos do motorista em questão. É provável que o tempo para a solução do caso seja muito superior.

Se o país não fizer parte da Convenção de Tráfego Internacional de Viena, como posso dirigir?

Essa é uma pergunta importante. É fundamental que você, que vai viajar, consulte como é a questão do país envolvido, pois há lugares em que os processos são simples e há apenas uma convalidação, mas também há outros em que é preciso fazer todo o processo para tirar uma carteira do zero.

Tudo sobre o mundo automobilístico você encontra na Dinamicar Pneus

A Dinamicar, que é a sua loja de pneus no Rio de Janeiro, traz matérias exclusivas para que você, motorista, tenha informações que te auxiliem numa tomada de decisão. Seja na hora de fazer a manutenção do seu carro ou mesmo com notícias envolvendo legislação, é importante saber que aqui você tem com quem contar!

Deixe uma resposta

LEIA MAIS

carros enfileirados

Quais foram os carros mai

Neste início de 2017, o Chevrolet Onix se manteve como um dos modelos mais bem-sucedidos dos últimos anos. No mês de janeiro, ele foi o carro mais.

pneu sensorial

O que é pneu sensorial?

Que a tecnologia está avançada ninguém duvida, afinal, as últimas duas décadas foram de verdadeira aceleração nas descobertas e suas aplicações no mercado automobilístico. Poucos mercados cresceram.

carro arranhado

Arranhões na lataria: sai

Imagine a seguinte cena: estacionamento de shopping ou de um grande supermercado lotado, muitas pessoas circulando com carrinhos de compras, e no final do dia, o saldo:.