Manutenção no sistema de arrefecimento: erros e acertos

13 jul 2015                   Comentários desativados em Manutenção no sistema de arrefecimento: erros e acertos Sistema arrefecimento

A evolução da mecânica e na tecnologia dos carros faz com que cada vez mais a manutenção preventiva seja a grande solução para os problemas. Entretanto, alguns erros são cometidos e dentro deles, há um preço a se pagar. É o caso da manutenção do sistema de arrefecimento do seu carro, que é o sistema que refrigera o motor por meio de um líquido.

É muito comum você chegar num posto e logo o frentista, enquanto abastece o seu carro, perguntar se a água e o óleo estão no nível. Focando apenas nessa “água”, pode começar aí o erro na manutenção do seu automóvel. O sistema de arrefecimento trabalha com pressão e calor, elementos que tornam essa operação errada na maioria dos casos.

Você já ouviu falar em hidrólise?

Quando você abastece o sistema de arrefecimento com água da torneira, você está criando uma espécie de bomba. Á água presente nas torneiras das casas é composta não só de hidrogênio e oxigênio, mas também fluor e cloro. Com a pressão e a temperatura, esses elementos químicos realizam hidrólise que é a transformação em ácido. Dessa maneira, eles passam a corroer todo o sistema, danificando as partes metálicas do motor e mangueiras, que aumentam a tendência a furos e ainda prejudicam o funcionamento da bomba de água.

É muito comum os carros apresentarem problemas por negligência dos seus proprietarios. Todo carro diz exatamente em seu manual como proceder em caso de necessidade de reposição do líquido de arrefecimento. Contrariar essas orientações transforma a manutenção barata em algo muito mais caro, já que pode danificar o motor.

Entenda o modo correto de se fazer a manutenção

Mesmo em carros antigos, o uso de água no radiador deve ser desmineralizada. Ela é encontrada nas lojas automotivas e não possuem elementos em sua composição para realização de hidrólise. Contudo, é mais comum e correto fazer uma mistura de 50% de água desmineralizada e 50% de aditivo para radiador, que é um líquido anti-congelante e que eleva o ponto de ebulição. Com a manutenção correta, não é necessário ficar repondo este líquido que tem, em alguns carros, validade de até 100 mil Km.

Manutenção automotiva na Dinamicar Pneus

Realize inspeções periódicas em seu sistema de arrefecimento, e evite as indesejáveis “fervidas” no motor. A nossa loja de pneus em Bonsucesso, uma das 7 unidades da Dinamicar Pneus, conta com total infraestrutura para garantir sua tranquilidade! Conheça nossas unidades em http://www.dinamicarpneus.com.br/nossas-lojas/

Os comentários estão desativados.

LEIA MAIS

freio muito quente

Freio: tambor ou disco na

Com o desenvolvimento da indústria, o que parecia um tanto quanto óbvio mas ainda não era colocado em prática passou a ser trazido à realidade. Foi o.

caminhão emitindo fumaça

Confira novidades sobre e

A preocupação com o clima é levada cada dia mais a sério. Aqui no Rio de Janeiro, saiu o segundo inventário com o objetivo de controlar as.

pirelli pzero

Ruído nos pneus? Nunca ma

Andar de carro é cada dia mais confortável, e mesmo com a constante evolução das tecnologias envolvidas, algo que vinha incomodando a indústria eram os ruídos provocados.