Qual a melhor forma de organizar a bagagem no veículo

26 fev 2015                   0 Comentário Excesso de bagagem

Quando se viaja de carro com a família, uma das preocupações é a organização da carga e como conseguir espaço para a grande quantidade de bagagens a serem arrumadas no porta-malas. Saiba como planejar as suas férias sem precisar deixar nada de fora e sem comprometer a segurança dos passageiros no veículo e nem receber uma multa.

Cuidados ao acomodar carga no teto

A arrumação errada de carga transportada por veículos, pode render ao motorista infrator multa no valor de 127,69 reais e perda de cinco pontos na carteira de habilitação, de acordo com a resolução 349 do Contran. Os recordistas de multas são os bagageiros de teto e os suportes traseiros de bicicleta.O Conselho Nacional de Trânsito recomenda que o comprimento e largura da carga transportada não podem exceder as dimensões do veículo. E a altura contada a partir do teto do carro não pode ultrapassar 50cm, essa medida só pode ser superada em um único caso, o de transporte de bicicletas.

Quanto ao peso máximo, não existe nenhuma lei que regulamente, mas é bom ficar atento às informações do manual do proprietário sobre excesso de peso suportado pelo carro para que não ocorram problemas na estrutura da carroceria. Quando carregado de bagagem, o veículo precisa de mais pressão nos pneus, por isso, também é recomendado consultar o manual do proprietário para calibrar corretamente de acordo com as especificações técnicas.

Cuidados ao dirigir com teto elevado

Mesmo tomando as devidas precauções e trafegando de acordo com as normas de transito, dirigir com carga no teto exige o dobro de atenção. Com o centro de gravidade mais elevado, o veículo tende a ter inclinações maiores em curvas, obrigando o condutor a dirigir um pouco abaixo da velocidade a que está acostumado.

O consumo de combustível também pode aumentar devido à resistência imposta pelo ar. Cobrir a carga com uma lona pode diminuir consideravelmente esse efeito, além de proporcionar uma segurança a mais para o condutor e os demais motoristas que trafegam na via.

É importante estar atento a todos esses cuidados antes de fazer uma viagem de carro, para que o passeio não seja comprometido causando transtornos que impeçam a chegada ao destino desejado.

Antes de viajar, verifique se o seu veículo está em dia com as revisões periódicas indicadas no manual do proprietário. Leia mais dicas no blog da Dinamicar Pneus e fique informado de tudo sobre carros.

Deixe uma resposta

LEIA MAIS

freio muito quente

Freio: tambor ou disco na

Com o desenvolvimento da indústria, o que parecia um tanto quanto óbvio mas ainda não era colocado em prática passou a ser trazido à realidade. Foi o.

caminhão emitindo fumaça

Confira novidades sobre e

A preocupação com o clima é levada cada dia mais a sério. Aqui no Rio de Janeiro, saiu o segundo inventário com o objetivo de controlar as.

pirelli pzero

Ruído nos pneus? Nunca ma

Andar de carro é cada dia mais confortável, e mesmo com a constante evolução das tecnologias envolvidas, algo que vinha incomodando a indústria eram os ruídos provocados.