Saiba como funcionam as molas do carro

29 mar 2011                   0 Comentário Logo da Dinamicar Pneus

As molas são um dos componentes do sistema de suspensão do veículo, assim como os amortecedores. O funcionamento das molas são ativados a partir do momento de sua instalação, quando sustentam o peso da carroceria do automóvel.

As molas vão ajustando-se de acordo com a carga transportada e além disso, elas absorvem as irregularidades do terreno, controlam a altura do veículo e influenciam no equilíbrio da suspensão. Quando as molas apresentam desgaste acentuado, pode-se observar impactos constantes na suspensão, desgaste acelerado dos pneus, amortecedores e batentes.

Funcionamento:

As molas absorvem todas as oscilações e desníveis da pista. Dessa forma, uma lombada causa a contração da mola, assim como um buraco ocasiona sua extensão. Em quaisquer dessas situações, as molas absorvem energia, que é controlada pelo amortecedor, o que ameniza os movimentos de retorno da mola para a posição original. Portanto, a função das molas é absorver grande parte dos movimentos recebidos pela suspensão. Um bom funcionamento das molas, desse modo, garante conforto, estabilidade e segurança para você e seu veículo.

Deixe uma resposta

LEIA MAIS

direção elétrica

Direção hidráulica ou dir

Reza a lenda que ainda existem pessoas que curtem fazer um exercício na hora de manobrar o carro. Mas para quem gosta de praticidade sem precisar derramar.

calibragem nos pneus

Saiba porque pneus calibr

Você sabia que os grandes vilões do consumo de combustível podem ser os pneus do seu carro? E mais, sabia que a calibragem correta pode economizar combustível?.

Chevrolet Chevette 91

Carros clássicos: históri

Lançado pela General Motors (GM) no Brasil em 1973, o Chevette é um clássico que atravessa gerações, e até hoje possui um público fiel e apaixonado. Inteiros.