Motor de arranque: o que é e como funciona

26 out 2016                   0 Comentário motor de arranque

Quando o carro está ligado, cruzando a estrada rumo ao destino escolhido a dedo pelo motorista, poucos se dão conta que, para se chegar àquele momento, há uma série de procedimentos. O desenvolvimento da indústria automotiva, com o passar dos anos, apresentou soluções para que o carro se tornasse essa ferramenta fantástica que é hoje.

O motor de arranque é um motor elétrico, capaz de fazer com que o principal saia da inércia. É graças a essa peça que o seu carro começa a funcionar mesmo estando parado. Sem esse dispositivo, você iria precisar “dar um tranco” sempre, o que é totalmente ineficiente, trabalhoso, e tornaria o uso do carro um problema constante.

Entenda o seu funcionamento

Ele é composto de peças que produzem movimento para colocar o motor em uso. Seu funcionamento se baseia no acionamento pelo contato das chaves na ignição, e a energia é gerada pela bateria. Ele produz giros que são transmitidos ao volante do motor, uma engrenagem grande que conduz movimento às marchas do carro.

O motor de arranque é composto de peças de um motor elétrico comum e mais uma outra peça, chamada “automático”, que regula a quantidade de eletricidade transmitida ao arranque. É uma espécie de interruptor de contato. Para manter o seu arranque sempre funcional, evite forçá-lo quando o carro demorar a pegar.

Manutenção automotiva é na Dinamicar Pneus

A Dinamicar é sua loja de manutenção automotiva no Rio de Janeiro, com infraestrutura para realizar diversos serviços. O sistema elétrico é delicado e precisa ser sempre avaliado. Aqui você pode fazer uma avaliação e realizar, por exemplo, a sua troca de bateria, evitando ficar na mão durante uma viagem de longa distância. Procure uma de nossas oito lojas e realize a sua avaliação!

Deixe uma resposta

LEIA MAIS

manutenção de carro

Vistoria anual 2017: Data

Todos os anos, proprietários de veículos usados precisam realizar a vistoria anual do DETRAN-RJ. Os carros zero quilômetro são exceção, pois o Governo do Estado do Rio.

ipva 2017

IPVA 2017: saiba sua data

O ano novo começou, e com ele, começam também as obrigações financeiras. Taxas como IPTU, cota de incêndio, matrículas escolares e o IPVA são contas que, muitas.

motor sendo esquentado

Mito ou verdade: é precis

Os mais antigos insistem nessa prática e os mais novos já não têm tanta paciência, mas será que ainda é preciso aquecer o motor antes de andar.