Mulher no volante presença constante

21 jan 2015                   0 Comentário mulher-no-volante-presenca-constante

Ainda existe a ideia de que mulheres e carros não são coisas que se misturam. Profissões ligadas à condução de veículos, transporte de cargas e motorista de transportes coletivos, são relacionadas frequentemente a homens. Mas, esse panorama está mudando, as mulheres estão assumindo o volante cada vez mais.

De acordo com dados do Departamento de Trânsito do Maranhão, em São Luís – capital do Estado, entre os 283.648 habilitados, 79.825 são mulheres, representando 28,1% dos motoristas da cidade. Apesar de a diferença ser pouco expressiva, na categoria B de habilitação, que permite conduzir veículos para até oito passageiros, as mulheres já compõem 43,2% dos habilitados.

O futuro parece ser ainda mais promissor. Em uma autoescola, na cidade de São Francisco, 70% dos alunos matriculados para tirar habilitação B são mulheres. No Rio de Janeiro, empresas de ônibus estão abrindo muitas vagas para motoristas femininas. A Vila Real, empresa que atua na zona norte carioca, possui diversas novas motoristas.

Muitas mulheres já fizeram carreira no automobilismo e a tendência é que nos próximos anos, elas apareçam inclusive na Fórmula 1.

Outra realidade notória são as mulheres que pilotam veículos sobre duas rodas. Sempre as vemos nas ruas. No ano de 2008 foram emitidas em todo o Brasil, 2.534.242 habilitações de moto para o sexo feminino. Em cinco anos, o crescimento de condutoras habilitadas foi para 56,4.

Machismo afasta as condutoras

 

Infelizmente velhos hábitos ainda afastam algumas mulheres dos volantes. Segundo a Associação Brasileira de Medicina de Trânsito (ABRAMET), dois milhões de brasileiros não dirigem por sentir medo. Desse total, 75% são mulheres vítimas da fobia de trânsito. Algumas delas alegam que são xingadas por outros motoristas e até pelos maridos ou namorados enquanto estão as acompanhando no carro.

A Dinamicar Pneus, loja de pneus no Rio de Janeiro, compreende a capacidade de todos em conduzir um veículo, desde que esteja de acordo com as leis brasileiras de trânsito. Outro ponto importante é dirigir um veículo em dia com a manutenção. Quanto a isso, nós lhe damos uma força. Passe em uma de nossas lojas e faça uma revisão completa!

Deixe uma resposta

LEIA MAIS

freio muito quente

Freio: tambor ou disco na

Com o desenvolvimento da indústria, o que parecia um tanto quanto óbvio mas ainda não era colocado em prática passou a ser trazido à realidade. Foi o.

caminhão emitindo fumaça

Confira novidades sobre e

A preocupação com o clima é levada cada dia mais a sério. Aqui no Rio de Janeiro, saiu o segundo inventário com o objetivo de controlar as.

pirelli pzero

Ruído nos pneus? Nunca ma

Andar de carro é cada dia mais confortável, e mesmo com a constante evolução das tecnologias envolvidas, algo que vinha incomodando a indústria eram os ruídos provocados.