Novas placas do Mercosul entrarão em vigor a partir de janeiro de 2016

16 abr 2015                   0 Comentário Novas placas Mercosul

Similar ao sistema usado pela União Européia, todos os carros emplacados a partir de janeiro de 2016 e que tenham feito solicitação de troca de município ou transferência de categoria deverão usar o novo padrão de placa de unificação do Mercosul. A alteração de placa foi uma medida adotada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), e já tramitava desde 2010, com previsão de vigorar ainda este ano, mas foi adiada para acertos de alguns detalhes.

O objetivo da criação das novas placas é coibir o alto índice de clonagem

A padronização das placas dos veículos do Mercosul é uma medida de segurança adotada para coibir o alto índice de clonagem, pois o novo sistema permitirá a integração do banco de dados de Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela.

A nova placa lembra bastante a utilizada pelos países da União Europeia, cujas medidas foram mantidas 40 cm de largura por 13 cm de altura. No novo formato constarão sete caracteres, duas letras, três números e mais duas letras. O Detran estima que poderão ser realizadas mais de 450 milhões de combinações.

Características das novas placas dos veículos do Mercosul

Novas placas Mercosul

  • Fundo Branco
  • Faixa azul na parte superior
  • Símbolo do Mercosul no canto superior esquerdo
  • Nome do país no centro
  • Bandeira do país de origem no canto superior direito

O design será o mesmo para as motocicletas, mas em um formato menor de 20 cm x 17 cm, e com a mesma quantidade de caracteres. A Unificação do Mercosul não desobriga o uso de duas placas no veiculo.

Carros que forem emplacados até o final de 2015 já poderão fazer uso da nova placa caso haja mudança de categoria ou de município. Todos os Estados já estão autorizados a fornecer a nova placa antes de janeiro de 2016, mas os motoristas não serão obrigados a fazer a troca antes do prazo estipulado.

Loja especializada em Pneus no Rio de Janeiro

Os novos modelos de placa permitirão um controle mais eficaz do transporte de carga, de passageiros e também de carros de passeio. Atualmente circulam 110 milhões de veículos entre o eixo Mercosul. Faça uma visita à loja da Dinamicar Pneus em Nova Iguaçu, uma das nossas 7 lojas, e faça a revisão periódica do seu veículo com qualidade garantida.

Deixe uma resposta

LEIA MAIS

freio muito quente

Freio: tambor ou disco na

Com o desenvolvimento da indústria, o que parecia um tanto quanto óbvio mas ainda não era colocado em prática passou a ser trazido à realidade. Foi o.

caminhão emitindo fumaça

Confira novidades sobre e

A preocupação com o clima é levada cada dia mais a sério. Aqui no Rio de Janeiro, saiu o segundo inventário com o objetivo de controlar as.

pirelli pzero

Ruído nos pneus? Nunca ma

Andar de carro é cada dia mais confortável, e mesmo com a constante evolução das tecnologias envolvidas, algo que vinha incomodando a indústria eram os ruídos provocados.