O que acontece quando o carro fica sem uso por muito tempo?

08 abr 2016                   0 Comentário carro parado

O automóvel é um equipamento com muitas partes móveis e com presença de juntas lubrificadas. O motor é uma peça que precisa de movimento, a inatividade prejudica peças como bielas e pistões que têm seu funcionamento baseado na redução de atrito pelo óleo lubrificante. Quanto mais parado fica o carro, menor a capacidade deste óleo fazer redução de atrito. Máquina parada por muito tempo causa o ressecamento e o posterior travamento das partes móveis. E não é só o motor, a suspensão e o sistema elétrico também podem sucumbir.

Veja algumas partes que podem ser prejudicadas:

    • Amortecedores – a peça possui óleo na sua estrutura que pode sucumbir se não for usada.
    • Rolamentos – todo rolamento consiste em partes metálicas e lubrificação. O movimento ajuda a manter a parte metálica saudável. Caso você não use o carro, esse rolamento pode travar!
    • Homocinética – é uma das peças mais críticas da suspensão dianteira. É um rolamento que permite tração com a roda em curva. A falha nessa peça deixa você na mão! E a falta de uso pode secar a lubrificação presente no sistema constituído de bílias.
    • Arrefecimento – não usar o carro por muito tempo faz a bomba d’água não rodar. É o líquido de arrefecimento que faz a sua lubrificação. Grandes chances de ligar o carro e haver vazamento deste líquido. Além disso, a falta de uso resseca as mangueiras, o que provoca superaquecimento subsequente.
    • Sistema elétrico – ele também sofre. Afinal, a bateria perde a carga quando fica muito tempo sem atividade. Além disso, a falta de uso cria zinabre nas conexões elétricas, criando isolamento em conexões importantes, como as velas de ignição, e fios do alternador.
    • Combustível e injeção – a gasolina, o etanol ou qualquer outro combustível presente no tanque tem prazo de validade. O envelhecimento provoca perda de octanagem, ou seja, a perda de capacidade de combustão. Além disso, os bicos injetores quando não usados podem queimar e até mesmo adquirir vazamentos.

Não deixe ele parado, não deixe ele sem manutenção!

O ideal é ligar o carro ao menos uma vez por semana. Caso não consiga, evite superar muito esse tempo. Esta etapa faz parte da manutenção do seu carro. A Dinamicar é o seu centro automotivo no Rio de Janeiro, parceira para todos os problemas mecânicos que o seu carro possa vir a ter. Procure-nos!

Deixe uma resposta

LEIA MAIS

direção elétrica

Direção hidráulica ou dir

Reza a lenda que ainda existem pessoas que curtem fazer um exercício na hora de manobrar o carro. Mas para quem gosta de praticidade sem precisar derramar.

calibragem nos pneus

Saiba porque pneus calibr

Você sabia que os grandes vilões do consumo de combustível podem ser os pneus do seu carro? E mais, sabia que a calibragem correta pode economizar combustível?.

Chevrolet Chevette 91

Carros clássicos: históri

Lançado pela General Motors (GM) no Brasil em 1973, o Chevette é um clássico que atravessa gerações, e até hoje possui um público fiel e apaixonado. Inteiros.