O que é acelerador eletrônico?

24 jul 2016                   0 Comentário acelerador eletrônico

Para entender o que é um acelerador eletrônico, primeiramente precisamos compreender como funciona um acelerador mecânico. Nos modelos mais antigos, ao pisar no acelerador, o motorista acionava um cabeamento ligado direto na borboleta, que é a peça responsável pela entrada de ar no motor. E por que isso faz o motor acelerar? Porque com o aumento do fluxo de ar, aumenta-se a injeção de combustível e, devido à mistura de are combustível, há mais explosões num menor espaço de tempo, fazendo o motor produzir mais movimentos.

No acelerador eletrônico, há uma mudança nesse sistema. Com o advento das tecnologias eletrônicas que estão substituindo dia após dia os sistemas mecânicos, esse cabeamento ligando pedal e borboleta foi substituído por um potenciômetro, que é uma peça eletrônica que emite pulsos elétricos variáveis, de acordo com o movimento de seu eixo. Para se compreender melhor, quando você vai ajustar o volume de um rádio antigo, você usa um potenciômetro para isso. Retornando ao mundo automotivo, essa peça que substituiu o antigo cabo envia para a central eletrônica do carro a informação da intensidade sobre o pedal.Desta forma, quem aciona a borboleta é o módulo eletrônico do carro.

Acelerador eletrônico é bom? Quais as vantagens?

As vantagens sobre o modelo mecânico são muitas. Além de promover mais suavidade na aplicação de potência no motor, corrigindo imperfeições do acionamento rústico, o acelerador eletrônico ajuda a controlar melhor a potência, evitando variação de rotações e trepidações. Além disso, quando o motorista, por alguma necessidade, precisa retirar o pé do acelerador, o eletrônico evita uma redução brusca que causa desconforto, tornando a desaceleração um processo mais suave.

Para não dizer que não há desvantagens, o acelerador eletrônico tem maior necessidade de manutenção. Além disso, é um serviço especializado e que gera mais custos. Entretanto, as falhas no sistema não são comuns.

Manutenção especializada é na Dinamicar Pneus

Para ter todos os sistemas do seu automóvel sempre em funcionamento com um custo de manutenção automotiva justo, você sabe que pode contar com a Dinamicar Pneus e as suas oito lojas espalhadas pelo Rio de Janeiro e Baixada Fluminense. As lojas contam com equipamentos de alta tecnologia e equipe especializada. Procure-nos e realize uma avaliação no seu acelerador eletrônico!

Deixe uma resposta

LEIA MAIS

manutenção de carro

Vistoria anual 2017: Data

Todos os anos, proprietários de veículos usados precisam realizar a vistoria anual do DETRAN-RJ. Os carros zero quilômetro são exceção, pois o Governo do Estado do Rio.

ipva 2017

IPVA 2017: saiba sua data

O ano novo começou, e com ele, começam também as obrigações financeiras. Taxas como IPTU, cota de incêndio, matrículas escolares e o IPVA são contas que, muitas.

motor sendo esquentado

Mito ou verdade: é precis

Os mais antigos insistem nessa prática e os mais novos já não têm tanta paciência, mas será que ainda é preciso aquecer o motor antes de andar.

Feriado 20 de Janeiro