O que é bloqueio de diferencial?

29 nov 2016                   0 Comentário bloqueio de diferencial

Primeiramente, você sabe o que é diferencial? Pois para compreender o bloqueio, precisamos entender o que é esta peça vital para o funcionamento de carros com tração traseira ou 4×4. O diferencial tem por objetivo compensar a rotação das rodas numa curva, quando a roda interna tende a percorrer uma distância menor que a externa, que terá maior rotação. O diferencial compensa essa variação por meio de engrenagens cônicas, que fazem com que as rodas tenham rotações diferentes.

O bloqueio de diferencial existe para fazer com que o sistema não atue em situações em que o carro off-road se depara com problemas de aderência. Funciona da seguinte maneira: quando um carro sofre com um atoleiro ou algum outro obstáculo e uma das rodas perde contato com o solo, o diferencial entende que esta roda seria a do lado de fora da curva, e portanto, precisaria de maior tração e rotação. Isso praticamente retira a tração, ou seja, a rotação da roda que tem contato com o solo e que poderia resolver o problema. O bloqueio anula esse efeito, fazendo com que as rodas tenham desempenho igual, e assim, possam sair do problema.

Bloqueio de diferencial jamais deve ser usado em curva

Por ser um recurso para sair de dificuldades, a ação bloqueadora do diferencial jamais deverá ser acionada em terreno liso, com aderência plena em ambas as rodas. Caso seja ativada, há enorme risco de quebra do eixo. Ou seja, é um sistema para ser usado em situações específicas. Outro problema, esse ainda mais sério, é a possibilidade de, ao ser ligado em um trecho reto da estrada, o bloqueio faz com que o carro permaneça em linha reta mesmo quando entra em uma curva com velocidade, criando risco iminente de acidente grave.

Bloqueio ajuda na conservação dos pneus

Quando você precisa sair de um problema, você faz de tudo para isso. E quando o problema é com a aderência, a tendência é você acelerar para se livrar do atoleiro. Isso faz com o que os pneus derrapem, causando desgaste dos compostos. Usar o bloqueio de diferencial ajuda muito a preservar seus pneus. A Dinamicar Pneus valoriza as técnicas e equipamentos para que seus compostos durem mais. Mas saiba que, quando precisar, aqui você encontra os pneus baratos de todo o Rio de Janeiro! Procure uma de nossas oito lojas e comprove. Cobrimos orçamento da concorrência!

Deixe uma resposta

LEIA MAIS

carros enfileirados

Quais foram os carros mai

Neste início de 2017, o Chevrolet Onix se manteve como um dos modelos mais bem-sucedidos dos últimos anos. No mês de janeiro, ele foi o carro mais.

pneu sensorial

O que é pneu sensorial?

Que a tecnologia está avançada ninguém duvida, afinal, as últimas duas décadas foram de verdadeira aceleração nas descobertas e suas aplicações no mercado automobilístico. Poucos mercados cresceram.

carro arranhado

Arranhões na lataria: sai

Imagine a seguinte cena: estacionamento de shopping ou de um grande supermercado lotado, muitas pessoas circulando com carrinhos de compras, e no final do dia, o saldo:.