O que é junta do cabeçote?

29 ago 2016                   0 Comentário Junta do cabeçote

Todo dono de carro já ouviu falar dela em algum momento. Pode nem ter a mínima ideia do que se trata, mas o termo é muito usado, principalmente quando ela apresenta problema. A junta do cabeçote é uma peça fundamental para o funcionamento do motor. Ela é responsável pela união do cárter com o cabeçote, ou seja, é essa junta que une as partes metálicas fazendo com que o metal não se degrade e nem empene com o tempo.

Ela é constituída de borracha e sua qualidade dependerá muito disso. Se a borracha for de qualidade ruim, será mais suscetível às altas temperaturas e poderá se romper com o calor provocado pelo motor. Os superaquecimentos são os maiores responsáveis pelos danos às juntas, que ao se romperem, causam problemas de vedação no motor como perda de compressão, mistura de líquido de arrefecimento e óleo e empenos das partes metálicas. Uma vez queimada a junta do cabeçote, o motor precisará ser aberto para substituição e realinhamento dos compartimentos metálicos.

Por que a junta queimada provoca mistura de água com óleo?

Quando o motor é montado, diversas partes são vedadas, entre elas a tubulação de líquido de arrefecimento que promove resfriamento do motor. Dentro dessa tubulação, o óleo circula livremente para que a lubrificação seja plena. Quando há a queima da junta, ela simplesmente perde a capacidade de vedação entre essas partes. Essa água então pode entrar em locais como o cilindro, onde é realizada a queima do combustível. Além de fazer com que ele perca a capacidade de compressão e combustão, pode ocorrer ainda um calço hidráulico.

Portanto, a principal medida para prevenir a queima da junta é evitar ao máximo que seu carro superaqueça ou trabalhe com a temperatura elevada por muito tempo. E a manutenção preventiva é de extrema importância para o seu motor, junto com a troca de óleo executada sistematicamente no tempo da fábrica.

Manutenção Automotiva é na Dinamicar Pneus

Na Dinamicar Pneus o seu carro está protegido. Temos tecnologia de ponta e profissionais capacitados para realizar a manutenção automotiva mais completa para você. Procure-nos em uma de nossas oito lojas espalhadas pela cidade, realize serviços como troca de óleo e filtro e avalie como está o seu motor. Uma forma interessante de economizar é realizando revisões periódicas!

Deixe uma resposta

LEIA MAIS

manutenção de carro

Vistoria anual 2017: Data

Todos os anos, proprietários de veículos usados precisam realizar a vistoria anual do DETRAN-RJ. Os carros zero quilômetro são exceção, pois o Governo do Estado do Rio.

ipva 2017

IPVA 2017: saiba sua data

O ano novo começou, e com ele, começam também as obrigações financeiras. Taxas como IPTU, cota de incêndio, matrículas escolares e o IPVA são contas que, muitas.

motor sendo esquentado

Mito ou verdade: é precis

Os mais antigos insistem nessa prática e os mais novos já não têm tanta paciência, mas será que ainda é preciso aquecer o motor antes de andar.

Feriado 20 de Janeiro