O que é o farol de neblina? Conheça todas as suas funções

09 ago 2016                   0 Comentário farol de neblina

A pergunta pode parecer um tanto esquisita, mas muitas pessoas nomeiam de farol de milha o farol de neblina. Isso é um erro, uma vez que o farol de milha, como o nome já dá a entender, ilumina a grandes distâncias e deve ser posicionado acima, ou, no mínimo, na altura do farol alto. Por isso, acaba acontecendo um desconhecimento da real função daquele farol que vem abaixo do conjunto de iluminação principal.

Quais as funções do equipamento?

Bem, o nome já sugere a sua existência principal, mas ele serve para quaisquer transtornos climáticos que prejudiquem a visão do motorista. Ou seja, tempestades, nevascas e também dificuldades com neblina e nevoeiro. Assim, devido ao seu posicionamento, ele serve para iluminar os dispositivos instalados na estrada e que têm a capacidade de reflexão da luz projetada, o que ajuda a guiar o condutor até o destino.

A instalação do farol de neblina deve ser feita com altura até 80 cm do solo, para que a projeção nos dispositivos reflexivos seja perfeita. Além disso, o conjunto não deve ser usado como faróis baixos, consistindo até mesmo em infração de trânsito, caso seja ligado nessa configuração. Entretanto, fique atento: os faróis de neblina são luzes de baixa intensidade, e devem ser ligados juntamente com os faróis baixos. Ou seja, juntos, não em substituição.

Além de todas essas informações, é fundamental não usar lâmpadas brancas ou com qualquer cor que possa causar confusão ao motorista. Afinal, a neblina e o nevoeiro são intempéries climáticas que têm predominância da cor branca, o que tornaria o equipamento ineficiente. Ou seja, respeite as orientações do fabricante e nunca se descuide da manutenção geral do seu carro.

Manutenção automotiva é com a Dinamicar Pneus

Além dos faróis, que são importantes e melhoram a visibilidade, ao pegar uma estrada com neblina é fundamental que o carro esteja com pneus novos ou adequados ao processo, além de freios que segurem em caso de emergência. Para que tudo fique em ordem, procure uma de nossas lojas e faça a sua avaliação. Após isso, é só aproveitar a viagem!

Deixe uma resposta

LEIA MAIS

manutenção de carro

Vistoria anual 2017: Data

Todos os anos, proprietários de veículos usados precisam realizar a vistoria anual do DETRAN-RJ. Os carros zero quilômetro são exceção, pois o Governo do Estado do Rio.

ipva 2017

IPVA 2017: saiba sua data

O ano novo começou, e com ele, começam também as obrigações financeiras. Taxas como IPTU, cota de incêndio, matrículas escolares e o IPVA são contas que, muitas.

motor sendo esquentado

Mito ou verdade: é precis

Os mais antigos insistem nessa prática e os mais novos já não têm tanta paciência, mas será que ainda é preciso aquecer o motor antes de andar.